As roupas e a moda sustentável da 2 Primas

reparou que quando se fala em moda sustentável muita gente logo imagina um vestido feito a partir de CDs reaproveitados e garrafas PET recicladas? Pois foi prestando atenção nisso e desafiando o óbvio que as sócias Mayara Pimentel e Patrícia Brito resolveram embarcar no conceito de sustentabilidade ao criar a marca pernambucana 2 Primas. Uma marca que trouxe a moda sustentável para mostrar sua verdadeira cara – nua, crua e consciente – a um público que muitas vezes ainda tem dúvidas sobre o conceito.

As 2 Primas, Mayara Pimentel e Patrícia Brito - Crédito: Larissa Lins/DP/DA Press

Para explicar em miúdos a ideia por trás da marca, as sócias resumem numa frase bem simples: “É a moda que visa diminuir os impactos social e ambiental”. Isso significa que elas pensam em todos os detalhes – da confecção ao uso – que envolvem suas peças, no intuito de não agredir o ambiente e as pessoas, ou ao menos diminuir os impactos sobre esses. Assim, dão preferência a tecidos mais naturais, orgânicos, biodegradáveis. Na ausência, optam, por exemplo, por uma fibra que não amasse com facilidade. Assim, evita-se o gasto de energia elétrica para passar as roupas a ferro. Até na hora de transportar os materiais, elas preferem distâncias curtas, que exigem menores gastos de combustíveis fósseis com os veículos. Cada detalhe, portanto, tem sua importância nesse processo que Mayara e Patrícia chamam de “um vestir consciente”.

Os materiais são escolhidos de modo consciente - Crédito: Larissa Lins/DP/DA Press

“Mas não somos ‘ECOchatas’, viu?!”, ressaltam as sócias das 2 Primas, que, como o próprio nome sugere, também são primas. Mayara, responsável pela parte comercial e administrativa da grife sustentável, morava em São Paulo antes de engatar tal empreendimento. Já Patrícia, que se ocupa do design e da estética dos produtos, estava nos Estados Unidos naquela época. E foi somente quando ambas retornaram à terra natal, Pernambuco, que veio a sociedade no ramo da moda.

Crédito: Larissa Lins/DP/DA Press

E todo esse conceito que faz a essência da 2 Primas começou graças a uma matéria veiculada pelo Diario de Pernambuco em 2009 – quando as meninas formaram sociedade – sobre uma ONG chamada Ecotece, que em São Paulo dava as primeiras diretrizes sobre o consumo sustentável da moda. Mayara e Patrícia decidiram então embarcar à capital paulista e aprender sobre o assunto, abraçando a causa que até hoje defendem. Delá para cá, Patrícia Brito embarcou até numa graduação em moda para aperfeiçoar os conhecimentos acerca do assunto. Hoje, está sempre se atualizando, buscando na web e em suas viagens a inspiração para o desenho das peças que seguem uma nova temática a cada coleção.

Patrícia Brito, que desenha as peças da 2 Primas - Crédito: Larissa Lins/DP/DA Press

Enquanto isso, Mayara toca em frente os negócios mais burocráticos da sociedade, que hoje atende a lojistas de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco – em Surubim, Serra Talhada, São Bento do Una e Recife. As propostas para exportação já existem, mas ainda estão sob análise. “Temos que ser cuidadosas com as negociações”, pondera Mayara. Esperta, ela já vislumbra mercados ainda não explorados aqui na América do Sul. E para produzir as peças, seguindo o conceito de sustentabilidade, Mayara explica que a 2 Primas tem como fábricas algumas cooperativas e associações que ajudam mulheres carentes a sustentar suas famílias como chefes do lar.

Mayara Pimentel - Crédito: Larissa Lins/DP/DA Press

Conheça um pouco das primas e sócias no vídeo abaixo, gravado no espaço que serve de showroom da marca:

A 2 Primas pauta seus trabalhos por duas coleções anuais: verão e inverno. Para cada uma delas é pensado um tema que molda e direciona as inspirações. Para a coleção mais recente, de inverno, o mote escolhido foi a atriz Audrey Hepburn. Confira algumas fotos das peças na galeria abaixo:

Author: admin

Compartilhe este post