A Páscoa caramelizada de Lana Bandeira

Enquanto a maior parte dos pernambucanos amargava a ressaca carnavalesca nos últimos dias de fevereiro, a chocolatier Lana Bandeira já recebia suas primeiras encomendas para a Páscoa. E eis que, às vésperas da Semana Santa, ela só interrompe as entregas e as vendas imediatas na próxima quinta, o que significa cerca de seis semanas envolvida até a ponta dos dedos nas mais variadas delícias feitas a partir do chocolate.

Lana Bandeira - Crédito: Larissa Lins/DP/DA Press

São bolinhas de chocolate belga, ovos pascais recheados com damasco, com brigadeiro de colher, crocante, meio amargo, chocolate branco, trufas… todos os sabores e tamanhos para todos os bolsos e paladares. Mas a grande novidade deste ano é mesmo o ovo com recheio de pipoca caramelizada. Já pensou? “Há muito tempo eu sabia que precisava fazer alguma criação que usasse a pipoca”, revelou Lana Bandeira, cujo grande trunfo é cobrir esse recheio inusitado com uma generosa camada de chocolate ao leite para manter as pipocas crocantes e sequinhas. “A cobertura de chocolate ao leite retira a umidade e conserva a crocância”, explica.

Ovo de Páscoa com recheio de pipoca caramelizada - Crédito: Larissa Lins/DP/DA Press

Outra novidade da Páscoa de 2012 são as embalagens dos ovos e doces, que Lana faz questão de renovar a cada ano. Em parceria com Gabriela Mendonça, ela estuda cada combinação com meses de antecedência, até ajustar as fitas, laços, estampas e tendências de acordo com seu agrado. Desta vez, os motivos são inspirados na grife desenvolvida pelos Missoni da Itália.

As embalagens inspiradas na grife Missoni - Crédito: Larissa Lins/DP/DA Press

E para incrementar, Lana investe em embalagens que possam ser reaproveitadas depois da celebração, já que as caixinhas e cestinhas no estilo Missoni são também decorativas e têm a utilidade de guardar pequenos objetos no restante do ano.

O maior ovo produzido este ano chega a pesar um quilo e meio e normalmente é adquirido por pais e mães que querem repartir a delícia entre os filhotes. Ou então por casais, que até na Páscoa não abrem mão de compartilhar a sobremesa.

As embaagens servem de porta-trecos depois da Páscoa - Crédito: Larissa Lins/DP/DA Press

Para a criançada, Lana tem um cardápio todo especial, levando em consideração o paladar pouco apurado que ainda não diferencia um chocolate belga de um ao leite, por exemplo. E assim são produzidos os pirulitos pascais com leve sabor de laranja, além dos carrinhos de ovos, coelhinhos de pelúcia e, mais ainda, um ovo de Páscoa com tintas feitas a partir de chocolate, para que os pequenos possam colorir e saborear brincando. Veja só:

O ovo vem com tintas de chocolate para colorir - Crédito: Larissa Lins/DP/DA Press

Os coelhinhos da Páscoa de pelúcia - Crédito: Larissa Lins/DP/DA Press

Os clientes também têm a chance de adaptar as combinações de sabores em ovos meio a meio: uma metade de crocante e outra de chocolate branco, metade com recheio de doce de leite e outra com pipoca caramelizada. Sem esquecer das encomendas que foram feitas para os ovos com chocolate diet, que têm 70% de cacau. No vídeo abaixo, conheça Lana Bandeira e entenda um pouco de seus projetos para a Páscoa:

Imagens: Larissa Lins // Edição: Tatiana Sotero

E nos cliques abaixo você pode se deliciar e apreciar todos os mimos e doçuras que a chocolatier produziu para esta Semana Santa:

Author: admin

Compartilhe este post