Na capital tem São João sim, senhor!

Quem optar por ficar na capital durante o próximo fim de semana, quando será oficialmente comemorado o feriado do São João, não vai ter motivos para ficar em casa. Pra quem acha que os festejos juninos em Pernambuco só são comemorados nos municípios do interior do estado, a Prefeitura do Recife preparou uma extensa programação para aqueles que pretendem curtir o forró na terra do frevo, nos polos montados no Pátio de São Pedro e na Praça do Arsenal da Marinha.

Maciel Melo // Crédito: Hélder Tavares/DP/D.A Press

Os rapazes já podem preparar as camisetas quadriculadas e os chapéus de palha e as garotas, caprichem nos vestidos rodados e nas trancinhas, que na sexta-feira a festa vai começar cedo. A partir das 18h, no Pátio de São Pedro, apresentações artísticas dos desfiles das bandeiras dos santos do período junino farão a abertura da programação, seguida pelo show de Carlinhos Monteverde. Ainda se apresentam os cantores Jaiminho de Exú, Terezinha do Acordeon e Maciel Melo. Enquanto isso, na Praça do Arsenal, a partir das 20h, Reinivaldo Pinheiro sobe ao palco na noitada que vai contar com shows do Quarteto Olinda, Salatiel Camarão e Nando Cordel para encerrar a primeira noite.

Nando Cordel // Crédito: Cecília de Sá Pereira/DP/D.A Press

No sábado, a fogueira acesa deve continuar queimando, já que é a véspera do dia de São João. E para entrar ainda mais no clima junino, vai ser a vez das quadrilhas que ensaiam durante todo o ano para a ocasião. Às 19h, no Pátio de São Pedro, se apresentam grupos de crianças e adultos e logo em seguida, começa o forró, com Fogoió dos 8 Baixos, Marcone Melo, Truvinca e Chico Balla. Já na Praça do Arsenal, quem vai estar comandando a festa a partir das 20h é a banda Chá de Zabumba junto com os cantores Gaspar Andrade, Pecinho e Petrúcio Amorim.

Petrúcio Amorim // Crédito: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press

Para o domingo, papais e mamães devem preparar a criançada como manda o figurino, já que a programação durante o dia será dedicado a eles a partir das 16h, na Praça do Arsenal, com apresentação do Grupo Folclórico Egídio Bezerra e do Balé Popular do Recife. Nada de esquecer o traje matuto e os tradicionais traques de massa que fazem a alegria da garotada. Já à noite, para encerrar o fim de semana, estão programados shows de Savinho do Acordeon, Aracílio Araújo, Rob Curto e Cezzinha. No Pátio de São Pedro, quem anima a noite é a Ciranda Dengosa, Selma do Coco e Encontro de Coco de Recife. O feriado estará recheado de cultura pernambucana e o mais importante, com muito forró para agitar aqueles que optarem ficar longe da estrada. A festança promete!

Foto: Nando Chiappetta/DP/D. A Press

 

Author: admin

Compartilhe este post