São João de Caruaru: tudo que há no mundo…

“Bonecos de Vitalino, que são conhecidos inté no Sul.
De tudo que há no mundo, tem na Feira de Caruaru.”

De tudo que há no mundo, o São João de Caruaru também tem uma parcela. E se sua feira foi a imortalizada na voz e sanfona de Luiz Gonzaga, o festejo junino não poderia ter eleito homenageado mais digno. O famoso Lua é a figura de ordem na edição 2012 de um dos eventos mais famosos do estado nesta época do ano. Do comecinho de junho ao seu último dia, serão mais de 300 atrações e uma expectativa de mais de um milhão de pessoas circulando pela Capital do Forró. Sem falar no time de estrelas, que vai de Petrúcio Amorim a Michel Teló.

Crédito: Rafael Lima/Divulgação

Para descentralizar a festa, o cardápio de artistas será bastante variado. Na sexta-feira, Cezzinha e Geraldinho Lins assumirão o comando da festa, continuada no sábado por Brasas do Forró, Azulão, Jorge de Altinho, Santanna e Forró da Pegação, com Zé Ramalho liderando o domingo caruaruense. No último fim de semana de junho, desembarcam por lá Michel Teló, Margareth Menezes, Garota Safada e Magníficos. (Para conferir a programação completa, clique no LEIA MAIS no canto direito inferior desta postagem)

Santanna - Crédito: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press

Michel Teló - Crédito: Danilo Sá/Divulga Recife

Foram organizados sete grandes polos de animação, dois a mais do que no ano passado. Na hora de batizá-los, criatividade junina: Polo do Milho, Polo de Repentes, Polo Forró de Candeeiro, Polo da Estação Ferroviária, Polo Alternativo, Polo Alto do Moura e Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga. “Este formato, aprovado por mais de 90% do público que veio à festa no ano passado, tem espaço para todos os gostos”, disse o prefeito José Queiroz. “Para quem curte outros estilos, o Polo Alternativo é a grande novidade, atraindo principalmente o público jovem, além de grandes atrações de nome nacional no Pátio de Eventos”, completou. Confira o vídeo promocional:

“A homenagem a Luiz Gonzaga é um grande chamariz para turistas que querem conhecer a terra que fez parte da história do Rei do Baião, e ainda mantém um museu para conservá-la”, declarou o prefeito. Isso porque, para os que ficarão hospedados durante alguns dias no local, não faltarão opções de passeios turísticos envolvidos diretamente com o tema, a começar pelo Museu do Forró, inaugurado em 1986.

Crédito: Rafael Lima/Divulgação

O ponto forte do São João de Caruaru pode ser comparado ao do carnaval de Olinda: aquela tradição de ir às ruas, cruzar com artistas, gente que entra no clima da festividade durante toda a programação do evento e contagia quem circula por lá. A cada esquina é sempre possível esbarrar em cantadores, repentistas, fogueiras, palhoças, poesia matuta e literatura de cordel. Um deleite para os turistas que querem mergulhar nas raízes do autêntico São João. E um presente para os nordestinos que não abrem mão da tradição.

Crédito: Rafael Lima/Divulgação

Leia também:

– Na capital tem São João sim, senhor!

Terça-feira, dia 19:
Jailson Rosset / Heleno dos 8 Baixos / Vilões do Forró

Quarta-feira, dia 20:
Gospel

Quinta-feira, dia 21:
Caru Forró / Amazan / Picape Turbinada

Sexta-feira, dia 22:
Gean Mota / Israel Filho / Cezinha / Geraldinho Lins

Sábado, dia 23:
Brasas do Forró / Azulão / Jorge de Altinho / Santana / Forró da Pegação

Domingo, dia 24:
Camarão / Zé Ramalho / Elifas Júnior

Terça-feira, dia 26:
Didi de Caruaru / Erisson Porto / Forró do Muído

Quarta-feira, 27:
Deto Ortis / Toque Nordestino / Santroppe

Quinta-feira, dia 28:
Banda Alternativa / Clã Brasil / Assum Preto / Michel Teló

Sexta-feira, dia 29:
Gatinha Manhosa / Estaca Zero / Margareth Menezes / Brucelose

Sábado, dia 30:
Garota Safada / Waldonys / Forró Real / Magníficos

Author: admin

Compartilhe este post