Os novos imortais das Letras Jurídicas

Foram os dezesseis maiores juristas do estado àquela época que criaram, em 3 de maio de 1976, a Academia Pernambucana de Letras Jurídicas, no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Recife. Seu primeiro presidente foi o Professor Torquato de Melo. Hoje, a entidade hoje é comandada pelo Dr. Luís Andrade. Seu principal objetivo é promover um convívio científico-cultural entre juristas, ressaltando suas convicções subjetivas e humanas, assegurando a liberdade de expressão crítica no universo do Direito. Esta noite, mais treze nomes se juntaram à sua lista de imortais.

Jovaldo Nunes e Luís Andrade - Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press.

Logo após inaugurada a decoração natalina do Tribunal de Justiça de Pernambuco, a sede recebeu os convidados à solenidade, iniciada às 19h e seguida de coquetel após os momentos formais. Do lado de fora, muita gente admirava e fotografava a frente do casarão. Luzes em branco azulado e estrelas vermelhas são destaque dos enfeites de Natal do TJ.

A frente decorada do TJPE - Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press.

Lá dentro, entre os agraciados com a honraria estavam: Dr. Jones Figueirêdo, Gustavo Augusto Rodrigues de Lima, o Desembargador Federal Manoel de Oliveira Erhardt, o Presidente do TJPE, Jovaldo Nunes, e o ex-deputado Maurício Rands.

Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press.

Compuseram a mesa membros do Tribunal, da Ordem dos Advogados do Brasil, da Academia Pernambucana de Letras Jurídicas e de outros órgãos institucionais afins. Na plateia, juristas, advogados, juízes, assessores e nomes ligados às personalidades de destaque da noite. Entre os presentes, Luciana Félix, Nildo Neves Santos, Patriota Malta, Mauro Alencar, Pedro Rinaldo, Martha Freire e Alfredo Jambo.

Maurício Rands e Marta Freire - Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press.

Mauro Alencar - Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press.

Na tribuna, os discursos ressaltavam o mérito dos novos imortais. Suas naturalidade, filiação e história profissional foram mencionadas – um a um – e celebradas na ocasião. O Quarteto de Cordas da Orquestra Criança Cidadã executou algumas faixas especialmente em sua homenagem, após o hino nacional: Por Una Cabeza, de Carlos Gardel, e My Way, de Sinatra.

Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press.

Numa lista completa, foram imortalizados esta noite: Antônio Ernando Correa Novais, Gustavo Augusto Rodrigues de Lima, Hebe de Souza Campos Silveira, Helena Caúla Reis, Henrique Neves Mariano, Jones Figueiredo Alves, Jovaldo Nunes Gomes, Manoel de Oliveira Erhardt, Maurício Rands Coelho Barros, Misael de Albuquerque Montenegro Filho, Silvio de Albuquerque Santos, Tarcísio Leão da Silva e Walber de Moura Agra.

Luis Andrade e Jones Figueiredo - Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press.

Luis Andrade e Maurício Rands - Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press.

A presença de Maurício Rands, recém-chegado de temporada em Londres após afastar-se da vida política, roubava a cena desde o início da solenidade. Logo na entrada, muitos eram os cumprimentos e felicitações, numa chuva de apertos de mão seguidos de boas vindas.

Maurício Rands - Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press.

Author: admin

Compartilhe este post