Faça um casamento in

selo-altar2

Luana sai para jantar com o namorado Roberto, que está mais inquieto do que o de costume. Mexe para lá, para cá, levanta-se, cochicha no ouvido do garçom e volta para mesa. Pede mais um drinque, outro e outro, até que para surpresa dela, no quarto pedido, não só um, mas todos os garçons do local se aproximam. O que segurava a bandeja trazia dois copos de cristais com duas alianças belíssimas: ouro amarelo e branco. Lindas. Daí vem o pedido, seguido por um beijo e os aplausos efusivos dos funcionários que presenciavam mais um início de história de amor.

Luana dá o primeiro sim a Roberto e dali em diante, já começa a sonhar com o grande dia: data, cerimônia, local da festa, padrinhos, convites .. (uff), tantos itens que dá uma canseira. E justamente por isso que o blog João Alberto dá início a este especial com tudo o que é tendência no universo dos casamentos, a fim de ajudar às leitoras que, assim como Luana (amiga do blog), se preparam para dizer o segundo “sim”.

Crédito: http://www.moviesingif.com/s

Crédito: http://www.moviesingif.com/s

E quem está a caminho do altar sabe que a internet é a primeira fonte de busca para qualquer noivinha. Conversamos com duas blogueiras de casamento que se tornaram experts no assunto e deram dicas preciosas para você fazer um evento totalmente in. Camila Moura (do Blog meu Dia D) e Nina Lacerda (do Até que enfim!) são unânimes em dizer que o casamento deve ter a cara dos noivos. “Eu percebo que as noivas estão cada vez mais participativas e mais à vontade para fazerem a cerimônia e festa com a cara delas. Padrões ainda existem e são seguidos, mas a maioria procura realizar um casamento mais personalizado e autêntico”, disse Camila. Por exemplo, se os noivos só bebem cerveja, por que adotar o espumante? Se não gostam do bolo de frutas, por que não encomendar um de chocolate?

Catarina Calazans aderiu ao do it yourself e fez o próprio vestido. Crédito: Arquivo pessoal / Divulgação

Catarina Calazans aderiu ao do it yourself e fez o próprio vestido. Crédito: Arquivo pessoal / Divulgação

Do it yourself – Nina ressalta que uma tendência americana também vem sendo muito adotada por aqui, chama-se “Do it yourself” (Faça você mesmo). “É uma ótima pedida, onde a própria noiva sozinha ou com ajuda de suas madrinhas ou mães dos noivos confeccionam algumas peças da festa, como sousplats, arranjos de cabeça, bouquets, convites e saves the date, por exemplo, fazendo com que cada pormenor tenha um grande significado”, destaca. A designer pernambucana, Catarina Calazans (acima) aderiu à ideia e fez o seu próprio vestido: desenhou, comprou o tecido e, literalmente, colocou a mão na massa.

Detalhes feitos pela noiva Luana. Crédito: 3 Clics / Divulgação

Detalhes feitos pela noiva Luana. Crédito: 3 Clics / Divulgação

Destination Wedding – Outra tendência que os pernambucanos vêm adotando são os “destinations weedings”. Neles, os pombinhos optam por fazer uma festa em um local diferente do lugar onde moram. Uma forma de realizar um casório mais íntimo e, de quebra, ainda fazer uma viagem com os parentes e amigos mais próximos. Um destes exemplos é o casamento do produtor Thiago Figlioulo com a cantora Juliana Fernandes, que acontecerá no próximo dia 12, na Grécia.

A lancha da noiva Catarina. Crédito: Arquivo pessoal

A lancha da noiva Catarina. Crédito: Arquivo pessoal

Thiago Figlioulo e Juliana Fernandes casarão na Grécia. Crédito: Nando Chiappetta / DP / D.A Press

Thiago Figlioulo e Juliana Fernandes casarão na Grécia. Crédito: Nando Chiappetta / DP / D.A Press

Miniweedings – Os destinations weedings não deixam de ser miniweedings. Como o nome mesmo diz, é um evento menor, mas nem por isso menos caprichado. Ao contrário. Este tipo de festa é voltada para, no máximo, 100 convidados, o que já vale uma economia para os bolsos dos noivos. Assim, eles poderão investir em itens mais personalizados para a festa, ou, talvez,  em uma animação mais sofisticada. “O mercado de casamento recifense tem se adequado a esta realidade, basta ver as casas de recepções que surgiram especificamente para atender a estas noivas com espaços menores e serviços voltados para estes tipos de casamentos”, frisa Camila. Como exemplos, temos o La Cuisine Pétit Comité, Pátio Café, afora restaurantes como Porto Ferreiro, Spettus e Beijupirá de Olinda que abrem as suas portas para este tipo de celebração.

O miniwedding de Carol e Patrick. Crédito: Kayan Freitas / Divulgação

O miniwedding de Carol e Patrick. Crédito: Kayan Freitas / Divulgação

Segundo Nina, a decoração dos miniweddings deve ser intimista, “dando uma ideia de que se está em casa, trazendo maior conforto aos convidados, que em sua maioria são familiares e amigos mais próximos”. Além disso, também virou uma tendência no Recife casar em espaços menos tradicionais, dando um toque rústico ao grande dia. Nina conta que foi a um casamento onde a noiva queria casar embaixo de uma árvore e marcou, por isso, a festa na Coudelaria Souza Leão. Mas poderia ser também em Aldeia, Porto de Galinhas ou Muro Alto, cenários magníficos para um evento com tantas pompas.

Um charme a decoração colorida. Crédito: Clara Gouveia

Um charme a decoração colorida. Crédito: Clara Gouveia

Crédito: Clara Gouveia / Divulgação

Crédito: Clara Gouveia / Divulgação

A decoração, segundo Mila Moura, é uma das áreas que mais se percebe mudanças nos casamentos. “As paletas de cores para o grande dia estão cada vez mais ousadas e os decoradores, junto com as noivas, estão se sentindo cada vez mais livres para ´brincar´com as combinações”, conta. Além disso, ela e Nina garantem que o uso dos lounges continua em alta e uma das tendências mais vistas é o uso de elementos como velas, espelhos e vidros para compor. “O uso de garrafas como vasos para flores é uma das características desta tendência”, frisa Mila.

Quanto aos vestidos de noiva, a pedida tem sido rendas e cintinhos bordados com strass e brilho, modelo já adotado por várias noivinhas por aqui. Para os noivos, os smokers estão aposentados e com os dias contados. A pedida é um terno slim fit, que fica ajustado (e não apertado) no corpo.

A decoração rústica chic de Germana e Luciano. Crédito: Priscila Tenório / Divulgação

A decoração rústica chic de Germana e Luciano. Crédito: Priscila Tenório / Divulgação

Dulce Gayoso foi uma das que apostou no cintinho bordado. Crédito: Nando Chiappetta / DP / D.A Press

Dulce Gayoso foi uma das que apostou no cintinho bordado. Crédito: Nando Chiappetta / DP / D.A Press

(ao longo desta semana, você lerá um post especial sobre decoração e vestidos de noiva).

Mas quem, ainda assim, prefere um casamento mais tracional, não se incomode. As blogueiras garantem que o clássico nunca sai de moda (casamento na igreja, com decoração branca e verde, gipsofilas etc.). O essencial é que ela se pareça com os protagonistas do evento. ” Hoje é cada vez mais comum os convidados saírem dos casamentos com a sensação de que a cerimônia e festa foram ´a cara dos noivos´”.

Luana e Rafael. Crédito: 3Clicks fotografia / Divulgação

Luana e Rafael. Crédito: 3Clicks fotografia / Divulgação

Hashtag – E já que estamos falando em tendência, não podemos deixar de citar que as redes sociais estão presentes com tudo nos casamentos: dos mais simples até os mais badalados. Para isso, os noivos, dias antes da festa, divulgam uma hashtag com o nome dos dois para que os convidados possam tirar suas próprias fotos do evento. “Isso é ótimo para o casal, pois eles veem como foi a percepção dos amigos sobre o casamento, além de que já pode ver as imagens no dia seguinte, sem precisar aguardar que alguém envie por email”, diz Nina.

Crédito: Reprodução Instagram

Crédito: Reprodução Instagram

O mais indicado, dizem as blogueiras, é divulgar a hashtag através das próprias redes sociais: no Instagram ou Facebook, por exemplo. “Também é comum os cerimonialistas entregarem um papelzinho com a hashtag aos convidados, ou deixar na mesa, por exemplo”, destaca Nina.

Author: admin

Compartilhe este post