Maitê Proença e Walcyr Carrasco participam da Fliporto

Eduardo Côrtes, Renildo Calheiro, Antônio Campos, Antônio Nunes e Mario Helio - Crédito: Gabriella Autran/DP/D.A Press

Eduardo Côrtes, Renildo Calheiro, Antônio Campos, Antônio Nunes e Mario Helio – Crédito: Gabriella Autran/DP/D.A Press

De 14 a 17 de novembro, a 9ª edição da Festa Literária Internacional de Pernambuco – Fliporto, com o tema A literatura é um jogo, leva, à Praça do Carmo, em Olinda, uma programação com nomes de peso da literatura nacional e internacional. Nesta edição, o homenageado é o escritor brasileiro José Lins do Rego. Além dos nomes que já foram divulgados, a organização da Festa anunciou, em coletiva de imprensa hoje, alguns escritores que estão no painel do evento. Na abertura da Fliporto, Pilar Del Rio, viúva do escritor José Saramago, é quem faz a cerimônia. Entre os destaques, a atriz e escritora Maitê Proença e o escritor e autor de novelas Walcyr Carrasco.

Confirmados, ainda, Laurentino Gomes, Miguel Gonçalves Mendes, Sérgio Besserman, Cristina Fuentes La Roche, Celina Portocarre, Simone Pedersen, Stella Maris Rezende, Marcos Haurelio, Anna Claudia Ramos, Luiz Antonio Aguiar, Anabella López, Ana Maria Machado, Andrea Del Fuego, Andrés Neuman, Anna Funder, Bernardo Buarque de Hollanda, Francisco José Viegas, Luiz Ruffato, Luciano Trigo, Robert Löhr, Rinaldo Correia de Brito, Sylvio Back e Valter Hugo Mãe.

A atriz e escritora Maitê Proença está na programação da Fliporto - Crédito: TV Globo/Divulgação

A atriz e escritora Maitê Proença está na programação da Fliporto – Crédito: TV Globo/Divulgação

Para os amantes da literatura, o evento é um prato cheio. Escritores de várias partes do mundo vão estar por Pernambuco para conversar com o público leitor. “A grande novidade é que a Fliporto, em 2013, virou um movimento cultural”, enfatizou o curador do evento, Antônio Campos, referindo-se ao fato de a casa do evento, na Rua do Amparo, passar a funcionar durante todo o ano. Responsável pela coordenação literária do evento, Mario Helio, explicou que os assuntos vão ser abordados pelos convidados. “Cada um dos autores e cada uma das mesas vai propor um jogo lúdico e interativo ao público”.

Flicordel – Uma das novidades deste ano é a Flicordel, área dedicada à Literatura de Cordel, com espaço para declamação e exposição das artes. Mais uma vez, a Feira do Livro marca presença, agora, com as editoras mais presentes, serão 30 delas. Além disso, a E-Porto Party, área voltada para a tecnologia em prol da literatura e da educação, vai focar na busca pela participação ativa dos empreendedores digitais. Vai haver, também, o polo ambiental, o EcoFliporto, tratando de temas referentes à ecologia. Mais uma vez, a gastronomia terá lugar garantido no evento, com a Fliporto Gastronomia, que organiza um circuito gastronômico com restaurantes da Cidade Alta de Olinda.

Crédito: Gabriella Autran/DP/D.A Press

Crédito: Gabriella Autran/DP/D.A Press

Por lá, o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, reafirmou a importância cultural e econômica da Fliporto, “Olinda fica contente quando a Fliporto se aproxima”, disse. Chegou a dizer que a Festa deixa as pessoas mais ricas de conhecimento e mais curiosas, além de incentivar a leitura e o debate.

Author: admin

Compartilhe este post