Ariano Suassuna é o homenageado do Galo da Madrugada

Crédito: Gabriella Autran/Esp.DP/D.A

Crédito: Gabriella Autran/Esp.DP/D.A

No próximo ano, o desfile do Galo da Madrugada terá como tema “Frevo no auto do reino de Ariano”, uma homenagem ao romancista e dramaturgo Ariano Suassuna. Com croquis de Ary Nóbrega, os quatro carros do maior bloco do mundo representarão as obras do escritor. “Fui homenageado por duas escolas de samba, por que não aceitaria participar do maior bloco do mundo? Agora, o melhor bloco do mundo vai homenagear o melhor escritor do mundo”, respondeu Ariano quando perguntaram se aceitaria ser o homenageado.

Crédito: Gabriella Autran/Esp.DP/D.A Press.

Rômulo Meneses divulgou os detalhes desta edição – Crédito: Gabriella Autran/Esp.DP/D.A Press.

Em coletiva de imprensa nesta manhã, o presidente do bloco, Rômulo Meneses, divulgou todos os detalhes desta edição. Segundo ele, a ideia de homenagear Ariano vem sendo trabalhada há muito tempo, antes mesmo do carnaval de 2013. “Havia todo burburinho do ano da Copa, mas optamos por prestar homenagem a Ariano. Ele é uma figura fortemente representativa da cultura do Nordeste e isso casa com a ideia do Galo da Madrugada”, disse.

Credito: Gabriella Autran/Esp.DP/D.A Press.

Credito: Gabriella Autran/Esp.DP/D.A Press.

Como Ariano está de quarentena, por causa das complicações de saúde que sofreu recentemente, quem o estava representando era Jarbas Maciel, um dos grandes nomes do Armorial, movimento encabeçado por Ariano. Jarbas contou algumas histórias sobre o amigo de longa data e fez questão de enfatizar “Ariano é uma figura monumental da cultura brasileira. Eu gosto de dizer que ele é uma figura projetada ao futuro”. Alexandre Nóbrega, genro de Ariano, também estava na mesa e fez questão de ressaltar que todos estão na torcida pela recuperação do autor.

Crédito: Gabriella Autran/Esp.DP/D.A Press.

Jarbas Maciel – Crédito: Gabriella Autran/Esp.DP/D.A Press.

Rômulo destacou a importância do Galo da Madrugada como elemento de divulgação e valorização do frevo, ritmo que, segundo ele, ainda tem pouquíssimo espaço nas rádios. Por causa disso, o presidente vai buscar convênios com duas rádios para que elas possam veicular as músicas do CD de frevo-canção do Galo 2014, que terá participações de vários artistas: Dudu do Acordeon, Fernando Azevedo, Benil, Adriana BB, Ed Carlos e o Quinteto Violado.

Crédito: Gabriella Autran/Esp.DP/D.A Press.

O Maestro Forró destacou a importância do frevo – Crédito: Gabriella Autran/Esp.DP/D.A Press.

Por lá, alguns artistas estavam representando a cultura popular, a exemplo do Maestro Forró. O cenógrafo Ary Nóbrega mostrou os cróquis dos principais carros alegóricos do desfile: Abre-Alas, Pedra do Reino, Carro da Cavalgada e Auto da Compadecida. Em todos eles, elementos do imaginário nordestino representados por Ariano em suas obras.

Projeto Quinta no Galo

Os festejos para o carnaval já começam na próxima quinta-feira, na sede do Galo da Madrugada. O projeto segue até o carnaval com apresentações de vários artistas locais. Na estreia, Gustavo Travassos canta com André Rio, Beto Hortis, Nádia Maia e Deyse Trajano, a partir das 19h. Haverá, também, passistas do grupo Age, dançarinos da Saltos Companhia de Dança, os maracatus Estrela D’alva e Leão Formoso, o caboclinho Tapirapé e o Grupo 78, além do Bloco das Ilusões, presença certa no carnaval da cidade.

Carro Abre-Alas - Crédito:  Crédito: Gabriella Autran/Esp.DP/D.A Press.

Carro Abre-Alas – Crédito: Crédito: Gabriella Autran/Esp.DP/D.A Press.

Carro Pedra do Reino - Crédito: Gabriella Autran/Esp.DP/D.A Press.

Carro Pedra do Reino – Crédito: Gabriella Autran/Esp.DP/D.A Press.

Carro Auto da Compadecida - Crédito: Gabriella Autran/Esp.DP/D.A Press.

Carro Auto da Compadecida – Crédito: Gabriella Autran/Esp.DP/D.A Press.

Carro da Cavalgada - Crédito: Mayra Cavalcanti/Esp.DP/D.A Press.

Carro da Cavalgada – Crédito: Mayra Cavalcanti/Esp.DP/D.A Press.

 

Author: admin

Compartilhe este post