Lazer na Rua: nova opção de diversão para os recifenses

Felipe Carreras contou, hoje, os detalhes à imprensa. Crédito: Laís Siqueira / DP / D.A Press

Felipe Carreras contou, hoje, os detalhes à imprensa. Crédito: Laís Siqueira / DP / D.A Press

O secretário de Turismo e Lazer, Felipe Carreras, anunciou na manhã de hoje a boa nova: a partir deste sábado, começa a funcionar o projeto Lazer na Rua, onde 10 ruas do Recife serão isoladas para que os recifenses possam realizar atividades ao ar livre e curtir momentos de lazer, das 8h às 17h, aos domingos e feriados. Os locais que contemplam a ação terão tráfego controlado (apenas os moradores podem circular com seus carros) e vão agregar placas de sinalização de trânsito, cones e cavaletes.

Cavalete que será utilizado no projeto Lazer na Rua. Crédito: Laís Siqueira / DP / D.A Press

Cavalete que será utilizado no projeto Lazer na Rua. Crédito: Laís Siqueira / DP / D.A Press

Os cidadãos têm a liberdade de escolher quais atividades querem praticar nos locais, a única proibição é que as vias não podem promover shows. “Queremos deixar as ruas liberadas para a população aproveitar para se divertir do jeito que tiver vontade, seja jogar bola, pedalar, andar de skates ou patins”, comentou Felipe.

As ruas que integram o projeto são: Segundo Jardim da Avenida Boa Viagem (Boa Viagem), Rua Aviador Rêgo Barros (Vasco da Gama), Rua do Mussum (Apipucos), Rua Zilda S. de Santana (Torre), Rua Engenho Megaó (Ibura), Rua Euclides Fonseca (Encruzilhada),  Rua Primeira Travessa Sirigi (Alto do Mandu), Rua Maguari (Afogados), Rua Albacora (Brasília Teimosa) e Rua Tupiniquins (Santo Amaro).

Crédito: Inês Campelo / DP / D.A Press

O Segundo Jardim da Avenida Boa Viagem é uma das ruas que recebe o Lazer na Rua Crédito: Inês Campelo / DP / D.A Press

De acordo com Felipe, o Segundo Jardim foi escolhido no bairro de Boa Viagem porque é próximo à praia e não situa nenhuma igreja, hospital, pronto-socorro ou feiras livres. Felipe acrescentou ainda que a Secretaria de Turismo e Lazer vai fiscalizar se a rua está sendo utilizada corretamente, enquanto que a Guarda Municipal fará rondas para garantir a segurança das pessoas. “A Secretaria vai checar se o regulamento do programa está sendo cumprido e se os horários estão sendo obedecidos. Caso haja desobediência, a rua será excluída do projeto”, diz.

Na coletiva de imprensa, que aconteceu no Centro de Artesanato de Pernambuco hoje, os moradores que foram escolhidos para representar cada via assinaram um termo de compromisso e receberam cones e cavaletes para os mesmos interditarem os locais na estreia do projeto. A ação é uma parceria da Secretaria de Turismo e Lazer com a de Mobilidade e Controle Urbano e Segurança Urbana. Para os moradores que desejam que a rua participe do projeto, no período de 1ª a 29 de novembro, o site www.lazernarua.com.br vai receber as inscrições.

Author: admin

Compartilhe este post