A ponte do amor em Paris

Fotos: JAMS/

aponte2

A Pont des Arts, em Paris, é famosa pelos milhares de cadeados deixados em suas grades por casais de todo mundo que nela fazem suas juras de amor. Ela foi construída entre 1801 a 1803,sobre o Rio Sena,fica atrás do Museu do Louvre,mas a tradição dos cadeados começou a uma década.Existem inúmeros tipos de cadeados,alguns com nomes dos casais e data escritos em caneta,outros em formato de coração.

aponte3

Tive oportunidade de ver um casal cravando seus nomes com uma pequena pedra em um singelo cadeado vermelho. A tradição diz que após colocar o cadeado na grade as chaves devem ser jogadas no Sena. Porém alguns casais preferem não dar nenhuma chance de abrir o cadeado, nem a própria chave,e preferem os cadeados de códigos, combinado a dois. A Ponte já foi e é cenário de muitos pedidos de noivados e casamentos. E coadjuvante em cenas de famosos filmes.

aponte4

Como existem muitos apaixonados no mundo e que visitam Paris,o peso dos cadeados do amor sobrecarregou a grade central, e na semana passada uma pequena parte dessa grade cedeu, mas para dentro da ponte não foram perdidos água a baixo. No entanto está sendo feito um reforço na grade, para evitar novas quedas. Essa moda está se espalhando pelos postes e por outras pontes de Paris, mas a verdadeira Ponte do Amor é a Pont des Arts, juntinho do Museu do Louvre.

aponte1

No Recife tiveram uma idéia semelhante, que chegou a atrair muitos enamorados, na Rua da Aurora. Mas poucos dias depois roubaram a murada com todos os cadeados. E nunca mais organizadores tentaram restabelecer o espaço. Que seria, convenhamos, muito bom para nossa cidade.

aponte5

Author: João Alberto

Compartilhe este post