Um passeio de balão em Paris

Fotos: JAMS

aparis1

tinha feito a experiência em Berlim e repeti em Paris. Dar um passeio de balão. Não é bem um passeio de balão, mas é quase isso. O balão francês fica no gramado central do Parque André Citroën, pertinho da Torre Eiffel Ele fica preso no chão através de cordas e pode subir até uma altura de 150 metros. Cega-se lá pelo metrô na estação Balard, que é o final de uma das linhas. Do alto é possível ter vistas deslumbrantes da deslumbrante Paris (Desculpem a repetição, mas cabe bem).

aparis2

O cesto do balão não é daqueles tradicionais que sempre vemos nas fotos. Ele tem um buraco no meio e é todo protegido por uma rede, então não ha perigo algum para bebês ou crianças. Inclusive não há limite de idade para o passeio, qualquer um pode ir. A capacidade máxima é para 30 pessoas, e de acordo com eles, é o balão com maior capacidade de pessoas do mundo! O cesto tem área de circulação, que permite que os visitantes circulem, vendo as diversas vistas da cidade, incluindo uma muito boa do rio Sena.

aparis11

Uma curiosidade sobre o balão é que desde 2008 ele funciona também como indicador da qualidade do ar de Paris. Ele muda de cor conforme o nível da qualidade do ar, que pode ser verde (qualidade boa), laranja (médio) e vermelho (ruim).

aparis8

O balão não voa todos os dias! Em dias de chuva e vento ele fica fechado. Para saber se está funcionando, consulte antes o site. De preferência vá num dia de sol, o que acaba fazendo toda a diferença. O passeio dura exatos 10 minutos e custa 12 euros, algo em torno de R$ 36. É preferível ir em dia de semana, nos sábados e domingos, a fila é sempre muito grande.

aparis10

Existe uma promessa da instalação de um balão semelhante no Recife. O local até já foi escolhido, a Rua da Aurora. A Secretaria de Turismo do Recife está cuidando do processo. Todo o esquema com a empresa fabricante do balão, já está concluído e, em breve, será lançado edital para a exploração do balão e das marcas que farão publicidade nele. Seria, claro, mais uma enorme atração turística para nossa cidade.

O rio Sena visto do alto

O rio Sena visto do alto

A Torre Eiffel vista do alto

A Torre Eiffel vista do alto

O rio Sena visto do alto

O rio Sena visto do alto

 

 

 

Author: João Alberto

Compartilhe este post