Muita cultura popular em “A Lírica de Carlos Augusto Lira”

Carlos Augusto Lira - Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

Carlos Augusto Lira – Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

O Museu do Estado é palco para A Lírica de Carlos Augusto Lira, exposição que reúne parte do enorme acervo de obras de artistas populares do arquiteto pernambucano. A arte de todos os estados nordestinos, com ênfase em Pernambuco, está muito bem representada na mostra, que fica em cartaz até o dia 10 de agosto. A abertura, na noite da última quarta-feira (18), foi muito prestigiada. Entre os que passaram por lá, as primeiras-damas Leila Queiroz e Cristina Mello e o artista plástico Abelardo da Hora.

Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

Estão expostas 2,8 mil obras da coleção de Lira, que tem, no total, cerca de 5 mil. Estão dispostas por todo o local e dividas em setores. Na parte inferior, uma homenagem ao sagrado e ao profano, com destaque para coleção de santos feitos por vários artistas do país e a enorme coleção de ex-votos do arquiteto, cerca de 1,5 mil.

Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

Na parte superior, uma divisão pelos estados do Nordeste. Pernambuco, obviamente, está representado em maior quantidade. Entre os ambientes inferior e superior, no entanto, chama atenção a coleção de raridades, com obras do Mestre Vitalino, Maria Amélia e outros artistas.

Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

As carrancas típicas do São Francisco também são atrativos na exposição, que representa uma das maiores e mais importantes coleções de arte popular do país.

Gláucia Machado, Bessy Veiga, Carlos Augusto Lira e Fátima Patury - Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

Gláucia Machado, Bessy Veiga, Carlos Augusto Lira e Fátima Patury – Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

Paula Meira, Marcia Carvalho, Carlos Augusto Lira, Eliane Carvalho e Abelardo da Hora - Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

Paula Meira, Marcia Carvalho, Carlos Augusto Lira, Eliane Carvalho e Abelardo da Hora – Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

Lucy Alcântara e amigos de New York - Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

Lucy Alcântara e amigos  – Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

Author: Gabriella Autran

Share This Post On