O fim de semana está cheio de arraiás na cidade

Com a cidade cheia de estrangeiros, o que não falta são opções de arraiás espalhados aos quatro cantos para quem quer ficar por dentro dos eventos culturais. O São João do Recife começa a todo vapor nesta sexta-feira. Hoje mesmo, o Pátio de São Pedro servirá de cenário para o Desfile das Bandeiras, enquanto a Rua da Moeda, no bairro do Recife, será comemorado o Dia Estadual do Coco.

Imagem ilustrativa - Crédito: Roberto Ramos/DP/D.A Press

Imagem ilustrativa – Crédito: Roberto Ramos/DP/D.A Press

Para quem quer acompanhar a apresentação de quadrilhas, o Sítio da Trindade vai abrigar a I Mostra de Quadrilhas Infantis e a final do 30º Festival de Quadrilhas Adultas, nesta sexta e sábado. Tem ainda a abertura de novos arraiais comunitários e descentralizados e dos espaços com programação infantil, no Parque da Jaqueira, de Santana e Ponto de Parada. Confira a programação completa até o dia 22 de junho clicando no Leia Mais no fim desta postagem.

 

Sexta-feira, dia 20 de junho

Arraial Dominguinhos no Sítio da Trindade

Petrúcio Amorim é a grande atração da noite desta sexta (20), no Sítio Trindade, a partir da 0h. Com Tareco e Mariola e seus outros sucessos, o músico promete manter o público agarradinho ao som de muito forró. Para abrir a noite no palco tem o trio Império Nordestino, Banda Bellas Marias e Banda Kokitel. Na Casa de Reboco o forró vai ser feito pelos trios pé de serra Raízes do Sertão e Forró Avulso, a partir das 20h.

 

Palhoção das Quadrilhas

A partir das 20h tem o primeiro dia da final do 30º Festival de Quadrilhas Juninas, no Palhoção das Quadrilhas, no Sítio Trindade. Antes, a partir das 18h, a I Mostra Infantil de Quadrilhas Juninas vai animando o público. Se apresentam no espaço os grupos Balancê Mirim, Mirim Evolução, Mirim Sinhá Moleka e Matutinho Dançante.

 

Arraial Arlindo dos 8 Baixos no Parque Dona Lindu

O forró começa cedo no Arraial Arlindo dos 8 Baixos, no Parque Dona Lindu. Já a partir das 18h tem apresentação da Ciranda Rosa Vermelha, que abre o palco para Cláudio Almeida se apresentar às 19h30. Para encerrar a noite, Elifas Júnior faz seu show às 21h.

 

Arraial Dona Selma do Coco no Pátio de São Pedro

No palco do coco tem diversidade musical nesta sexta (20). Quem abre a festa é o Coco de Pontezinha, às 18h, e dá lugar ao forró pé de serra Harmonia, às 19h30. Depois é a vez de Nildinho da Paraíba, A Trombada e Azulão, que encerra a festa a partir da 00h.

Arraial Compositor João Silva na Praça do Arsenal

Joquinha Gonzaga e Jaiminho do Exu são as grandes atrações da Praça do Arsenal, a partir das 22h30. Antes deles, animam a festa Toinho Vanderlei e Banda, Luciano Magno e Thais Nogueira.

 

Arraial da Moeda

O arraial da Rua da Moeda começa a funcionar nesta sexta (20), com o Dia Estadual do Coco, a partir das 18h. Para reverenciar o ritmo pernambucano, se apresentam os cocos A cocada, Coco de Nininha, Dona Del do Coco, Coco de Seu Mané, Arnaldo do Coco, Mestres do Coco Pernambuco, Coco do Mestre Juarez, Mestre Gervásio do Coco, Pacheco Cantador e, para encerrar, Coco de Pontezinha.

 

Desfile das Bandeiras

Nesta sexta-feira tem o Desfile das Bandeiras dos Santos Juninos, a partir das 17h, na Rua da Imperatriz. O cortejo, que terá a participação de nove comunidades e 15 bandeiras de santos juninos, quadrilhas e banda para animar o público, segue em direção ao Pátio de São Pedro, onde ocorre a apoteose do Desfile, por volta das 19h30.

 

Várzea

A Praça da Várzea abre seu primeiro dia de programação com Coco de Mulheres, a partir das 19h. Depois é a vez de George Luiz e da Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste. Para encerrar tem Rogério Rangel às 23h30.

 

Sábado, dia 21 de junho

 

Arraial Dominguinhos no  Sítio Trindade

O Sítio Trindade é forró puro neste sábado. A partir das 19h, tem trio Forró Avulsado e, logo depois, toda irreverência do Maestro Formiga, Ademir Araújo, à frente da Orquestra Popular do Recife. Às 22h, Toninho do Baião assume o palco e quem encerra a noite é Nordestino do Forró. Na Casa de Reboco o forró fica por conta de Verônica Trio Pé de Serra e do trio Zói de Gato. Já no Palhoção a animação começa cedo, às 17h30, com a segunda e última rodada de apresentações da Mostra Infantil de Quadrilhas Juninas. Se apresentam os grupos de dança Coração Mirim, Xilindró de Ritmos, Sapeca, Trapiá Pernambucana e Menezes da Roça. A partir das 20h tem a final do 30º Festival de Quadrilhas Juninas e a definição dos vencedores.

 

Arraial Arlindo dos 8 Baixos no  Parque Dona Lindu

No Parque Dona Lindu a programação do sábado começa cedo, a partir das 16h30 com Dona Glorinha do Coco. Às 18h, tem Geraldo Maia e Leninho do Bodocó. Para fechar o palco, Almir Rouche promete levantar o público com seus sucessos em forró.

 

Arraial Dona Selma do Coco no Pátio de São Pedro

A tradição do Quinteto Violado é a grande atração no Pátio de São Pedro, a partir das 23h30. Mais cedo, às 19h, já tem apresentações com o trio Aconchego Nordestino e Dona Del do Coco, às 20h30, seguida por Zelyto Madeira.

Arraial Compositor João Silva na Praça do Arsenal

No Arraial Compositor João Silva a folia junina começa às 19h, com Sérgio Ferraz, e logo depois Márcia Lima. Fábio Carneirinho assume o palco às 22h e Zé Bicudo e Paula Forrozeira encerram a noite com muito forró.

 

Arraial da Moeda

A noite é dos DJs na Rua da Moeda. A partir das 20h, tem Beetlejuice e Dejetos. Às 22h é a vez da Realidade Encoberta, que dá lugar às 23h, para a DJ pernambucana Renata Lima. Os DJs Vorax e Dude encerram a noite na Moeda.

 

Praça de Boa Viagem

O primeiro dia de programação da Praça de Boa Viagem promete colocar todo mundo para dançar. Às 16h, tem Ciranda Dengosa, logo depois se apresentam Coco Popular de Aliança e Jorge Neto. Às 21h, quem assume a festa é Edmilson do Pífano.

Várzea

O forrozeiro Gennaro é a grande atração na noite da Praça da Várzea, a partir das 23h. Mas a festa junina começa antes, às 19h, com Grupo Fethxá, Waldinho Paes e Ricardo Allegria.

Lagoa do Araçá            

A música instrumental do SaGRAMA é a grande atração da noite na Lagoa do Araçá, às 23h30. Para abrir os festejos se apresentam o Grupo Palha de Coco, às 19h, seguido de Forró Jiló e Balaio de Cheiro.

Arraial Infantil

A criançada também tem vez na programação junina. Três arraiais concentram a programação para os pequenos: Parque da Jaqueira, Parque de Santana e Ponto de Parada, começando sempre às 16h30. Na Jaqueira, a festa acontece com a quadrilha mirim Sinhá Moleka, Balé Popular do Recife e Ilana Ventura. No Ponto de Parada, quem comanda a festa é o grupo Forró dos Bicho Soltos e a Banda Nave Moleka. Já no Parque de Santana, se apresentam Mamulengo Arte de Sorrir, Fátima Marinho e Banda e o grupo infantil Só Menores.

 

DOMINGO, 22 de junho

 

Arraial Dominguinhos Sítio Trindade

O Arraial Dominguinhos é da criançada neste domingo. A partir das 17h a Banda de Tio Bruninho comanda a festa para os pequenos. Às 18h é a vez do forró do Matulão do Mestre Grimário, seguido de Terezinha do Acordeon e Mazinho de Arcoverde. Para fechar a noite, Spok se junta a Orquestra Forróbodó para não deixar ninguém parado, a partir das 22h30. Na Casa de Reboco a festa é a partir das 20h e fica por conta dos trios Lapada e Mistura Perfeita. No Pavilhão das Quadrilhas, a partir das 20h, tem cias Trapiá de Dança e [UTF-8?]Danç’Art, seguidas das Quadrilhas Juninas Balancê Mirim, Brigões de Suape e Baião de Dois.

 

Arraial Arlindo dos 8 Baixos [UTF-8?]– Parque Dona Lindu

A pernambucana Fim de Feira é a grande atração no Parque Dona Lindu, a partir das 21h. Mas a programação vai começar antes. Às 16h30 tem Cabras de Lampião, seguido de Cylene Araújo e Aracílio Araújo.

Arraial Dona Selma do Coco no Pátio de São Pedro

O Pátio de São Pedro vai se encher de forró a partir da 17h, com apresentação das quadrilhas juninas Balancê e Menezes da Roça. A partir das 18h tem Chinelo de Iaiá, Zequinha dos 8 Baixos, Galeguinho de Gravatá e Gabriel Sá.

 

Arraial Compositor João Silva na Praça do Arsenal

O pernambucano Silvério Pessoa é a grande atração na Praça do Arsenal neste domingo, a partir das 23h. Mais cedo, às 16h30 tem Mamulengo Arte de Sorrir, Flores do Coco e Ricardo Allegria. Já a Família Salustiano e a Rabeca Encantada se apresentam a partir das 19h30.

 

Arraial da Moeda

O arraial alternativo na Rua da Moeda conta com apresentações a partir das 20h. Quem abre a noite é o grupo Novanguarda, seguido de Zé da Flauta e Banda e Aninha Martins. Encerram a noite os DJs Preta One, Renato Aguiar e Pólem.

 

Praça de Boa Viagem

Na Praça de Boa Viagem a animação começa a partir das 20h com Aurinha do Coco. Para continuar a programação, Hebert Lucena se apresenta às 21h.

Lagoa do Araçá

O forrozeiro Geraldinho Lins é a atração de peso da noite na Lagoa do Araçá, a partir das 22h30. Mas a festa começa bem antes, às 16h30, com Mamulengo Weracy Costa, quadrilha junina Coração Mirim e Zé Lasca Vara e o Coco que Roda. Apresentam-se, ainda, Raízes do Pinho e Daniel Bento e Banda.

Arraiais Infantis

A partir das 16h30 tem festa para a criançada nos parques da Jaqueira e Santana e em Ponto de Parada. Na Jaqueira, a festa é com o Balé Brasil Brinquedo, A Barca Maluca e Kátia Rodrigues. Já em Ponto de Parada tem Bate o Ganzá e o grupo infantil Só Menores. No Parque de Santana o arraial é com a quadrilha mirim Sinhá Moleka, banda Mini Rock e Maria Fulozinha.

Author: Thayse Boldrini

Compartilhe este post