Dom Alexandre Ximenes agora é cidadão pernambucano

Ricardo Costa, Alexandre Ximenes, José Maurício Cavalcanti e Roberto Magalhães - Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

Ricardo Costa, Alexandre Ximenes, José Maurício Cavalcanti e Roberto Magalhães – Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

Em solenidade prestigiada, na noite de hoje, o bispo Dom Alexandre Ximenes, que é paraibano, recebeu o título de Cidadão de Pernambuco, na Assembleia Legislativa, por proposta do deputado Ricardo Costa. A sessão foi presidida pelo deputado José Maurício. Da terra natal do homenageado, vieram alguns conterrâneos, como o vereador e candidato a deputado estadual Bruno Cunha Lima, que levou o abraço do senador Cássio Cunha Lima. Outra ausência sentida foi do Bispo Dom Paulo Garcia. Foi ele quem fez o convite a Ximenes para morar no Recife e foi muito lembrado pelo homenageado.

Carlos Gueiros, Alexandre Ximenes, Ricardo Costa e Roberto Magalhães - Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

Carlos Gueiros, Alexandre Ximenes, Ricardo Costa e Roberto Magalhães – Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

“Dom Alexandre Ximenes vem se revelando um grande condutor de almas. (…)  O crescimento da Diocese que comanda, é visível qualitativa e quantitativamente.  A Diocese já não mais se restringe à Catedral da Reconciliação. Sua expansão já ultrapassa os limites do nosso estado”, discursou Costa. Ele se refere à Diocese Episcopal Carismática da Zona Sul de Pernambuco e Estado de Alagoas, comandada por Ximenes em Boa Viagem, e que lota nos cultos das quartas-feiras e domingos. “O modo como ele expõe e transmite seus conhecimentos da doutrina cristã, tem contribuído sobremaneira com o crescimento da Episcopal Carismática do Brasil no Recife”, completou Costa.

Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

“Pernambuco hoje agrega mais seus valores com o mais santo de todos os pecadores, que agora é filho do seu estado. Dom Alexandre tem minha admiração por ser um reconhecedor do papel social da Igreja”, discursou Bruno Cunha Lima, que é neto do ex-senador Ivandro Cunha Lima.

Carmen Ximenes, esposa do Bispo homenageado - Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

Carmen Ximenes, esposa do Bispo homenageado – Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

Esposa de Dom Alexandre, Carmen Ximenes recebeu flores, em uma homenagem da Casa. Nos cultos da Episcopal em Boa Viagem, Carmen, que é cantora, comanda a parte musical da igreja com sua bela voz. Na plateia estavam ainda os filhos do bispo: Cristine, Vanessa, Alexandre Filho, Ariel e Pablo, que mora no Canadá e veio especialmente para a ocasião.

Familiares de Alexandre Ximenes - Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

Familiares de Alexandre Ximenes – Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

Com o dom da palavra que é sua marca, Dom Alexandre Ximenes discursou relembrando o inicio de sua trajetória. Aos 23 anos de idade ele foi diplomado Bacharel em Teologia e em Administração, em Minas Gerais. Em 1982, fez pós-graduação na Biblical Theological Seminary, na Philadelphia (EUA). Veio morar no Recife a convite do Arcebispo Dom Paulo Garcia, de quem é amigo pessoal “há 39 anos”, como destacou.

Alexandre Ximenes - Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

Alexandre Ximenes – Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

“Não sei explicar, mas sempre me senti pernambucano. Agora sou de fato e de direito. Agradeço a todos que estão ao meu lado nessa trajetória, como Carmen Maria, que é o eixo que Deus colocou na minha vida; aos meus filhos; minhas irmãs, presbíteros, diáconos. Minha gratidão aos meus amigos Carlos Gueiros e Ricardo Costa, que me alça a este lugar de honra”.

Author: Cecília Ramos

Share This Post On