Segunda-feira é o Dia Mundial sem Carro

Segunda-feira é o Dia Mundial sem Carro

Na próxima segunda-feira, é comemorado o Dia Mundial Sem Carro. A data, que visa promover discussões sobre alternativas de mobilidade nas grandes cidades, teve sua origem na França há mais de 15 anos, em 1997. Em terras brasileiras, a data é celebrada desde 2001 e, no começo, apenas 11 cidades aderiram à ideia. Atualmente, não há dados oficiais, mas praticamente todas as capitais do país contam com ações para comemorar o dia. Como o nome sugere, a data propõe que o carro seja deixado de lado e meios alternativos sejam usados para ir ao trabalho ou à escola.

Crédito: sxc.hu/Divulgação

Crédito: sxc.hu/Divulgação

No Recife, com a febre das ciclofaixas, a bike se mostra a favorita para o dia. Para marcar a data, a CTTU organiza uma campanha educativa na Zona 30, no Recife Antigo. Serão distribuídos panfletos e orientações para pedestres, motoristas e ciclistas sobre o uso seguro e equitativo do espaço público entre eles. Nos anos anteriores, o prefeito Geraldo Julio aderiu à data e optou pela bike para chegar à prefeitura. Este ano, o prefeito, que já faz o percurso casa-prefeitura correndo duas ou três vezes por semana, fará o percurso correndo.

Crédito: Andréa Rêgo Barros/PCR

Crédito: Andréa Rêgo Barros/PCR

O programador Israel Costa é um exemplo de pessoas que aderiram à bike como meio de transporte. “Antes eu utilizava só para o lazer, mas vi que era possível fazer as coisas do meu dia a dia de bike”, conta. Para Israel, a bicicleta tem benefícios tanto para o ciclista quanto para a cidade. “De bike, dá para evitar o trânsito, economizar tempo e ainda ser mais saudável. Além disso é bom para a cidade, pois evita tanto engarrafamento”, explica o ciclista que é adepto do meio de transporte há dois anos.

Israel Costa usa a bike no dia-a-dia há dois anos. Crédito: Reprodução Facebook

Israel Costa usa a bike no dia-a-dia há dois anos.
Crédito: Reprodução Facebook

Ação – Para comemorar a data, a Reciclo Bikes, junto com a Afrika Boardshop e o Parque Capibaribe, promovem o “Reciclo Board 2”. A ação acontece amanhã, às 21h, em frente ao Parque Capibaribe, na Rua do Bom Jesus. “A ideia é realmente trazer o pessoal de volta para a rua e alertar para a necessidade de uma mobilidade humanizada”, conta Maria Escorel, uma das sócias da Reciclo Bikes. Na rua, será montado um parklet, um tipo de espaço de arte e convivência móvel. A estrutura vai contar com piscina, comes e bebes e muita música. Ciclistas e skatistas serão os responsáveis pelo som em uma animada batalha de DJs.

Author: Beatriz Pires

Compartilhe este post