Exposição com peças de Abelardo da Hora aporta na Europa em 2015

O mundo da arte está de luto. O artista plástico pernambucano Abelardo da Hora morreu hoje pela manhã e deixou a cultura pernambucana e brasileira órfã de um talentosíssimo artista. Abelardo tinha reputação artística importante e seu filho, Abelardo da Hora Filho, já estava organizando, desde o início do ano, uma exposição com as peças do pai na Europa.

O artista plástico pernambucano Abelardo da Hora. Crédito: Allan Torres Esp DP/D.A.Press

O artista plástico pernambucano Abelardo da Hora.
Crédito: Allan Torres Esp DP/D.A.Press

Como adiantamos no Blog João Alberto, em agosto, a exposição terá 130 peças do artista plástico e deve aportar por terras europeias no próximo ano. São 20 toneladas de gravuras, cerâmicas, desenhos, tapeçarias e esculturas que datam de várias épocas da carreira do artista. Inicialmente, a ideia era rodar com a turnê em 2013, mas a exposição enfrentou problemas burocráticos e financeiros ao mesmo tempo que a Europa passava por uma pesada crise econômica. A ideia, então, foi colocada em stand by até que o cenário fosse mais favorável para que as peças do pernambucano encantassem os olhos europeus.

Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

Passada a crise na Europa e com patrocinadores interessados na ideia, Abelardo da Hora Filho voltou a pensar na exposição e já está com as negociações adiantadas. A data prevista é apenas para o segundo semestre de 2015 e quatro destinos já estão confirmados: Florença (Itália), Paris (França), Frankfurt (Alemanha) e Bruxelas (Bélgica). A depender de burocracias de logística, outras locações podem ser escolhidas, sendo assim, Portugal e a Arábia Saudita estariam como forte candidatos.

Crédito: Nando Chiappetta/DP/D. A Press

Crédito: Nando Chiappetta/DP/D. A Press

Em conversa, em agosto, com o Blog João Alberto sobre a exposição, Abelardo da Hora Filho comentou que o pai estava animado com a ideia. Segundo o filho, Abelardo tinha o sonho de ver suas obras expostas pelo mundo e era de desejo de toda a família que isso se concretizasse logo, devido à idade avançada do artista. “A gente espera que ele esteja lúcido e saudável até lá, para que possa ver suas obras expostas na Europa. Era um sonho dele e estamos nos organizando para fazer isso a tempo dele poder presenciar isso”, falou Abelardo da Hora Filho na época.

Obra de Abelardo da Hora na Arena Pernambuco. Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

Obra de Abelardo da Hora na Arena Pernambuco.
Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

Em tempo: A exposição “Abelardo da Hora: da Indignação à Esperança” com obras do artista está em cartaz até o dia 03 de outubro no Centro de Artes e Comunicação (CAC) na UFPE. O artista plástico também inaugurou, em agosto, a escultura “O Artilheiro”, na Arena Pernambuco. Na ocasião, Abelardo também comemorou seu aniversário de 90 anos.

Leia também:

Morre Abelardo da Hora

Author: Beatriz Pires

Compartilhe este post