“Queria mostrar a genialidade de Francisco Brennand para as pessoas”, disse Marianna Brennand

“Minha primeira inspiração veio da obra, do espaço mágico e surpreendente que é a oficina. Tive vontade de conhecer mais sobre o artista que está por trás de tudo. Fui vendo as várias facetas de Francisco Brennad e quis mostrar isso para as pessoas, quis mostrar a genialidade dele para os outros”. Essa foi a primeira resposta de Marianna Brennand Fortes, diretora do filme de Francisco Brennand, e sobrinha-neta do artista, quando questionada sobre de onde surgiu a inspiração para o documentário. O filme sobre a vida do artista plástico foi exibido em várias salas de cinema do país e está sendo lançado em DVD, hoje, às 19h, na Livraria Cultura Paço Alfândega.

Mariana Brennand, com Francisco Brennand. Crédito: Ricardo Fernandes / DP / D.A Press

Mariana Brennand, com Francisco Brennand. Crédito: Ricardo Fernandes / DP / D.A Press

Os diários de Francisco Brennand serviram de base para o documentário. Ele escreveu sobre a sua vida desde os 22 anos e foi através desses cadernos que surgiu toda a narrativa interpretada pela atriz Hermila Guedes. Marianna afirma que os diários carregam muitas revelam muito sobre o artista. “Toda a narrativa do filme foi construida pelos diários. Com eles pode se ver a paixão de Brennand pela pintura e pela literatura. Eles ajudaram a mostrar muita coisa, principalmente para as novas gerações que ainda não sabem muito sobre ele”.

Oficina de Cerâmica Francisco Brennand Créditos: Bel Saffe/ divulgação do espaço

Oficina de Cerâmica Francisco Brennand
Créditos: Bel Saffe/ divulgação do espaço

E tem mais. Marianna está editando os textos dos diários e transformando tudo em um box que deve ser lançado ainda este ano.” A edição dos diários escritos desde 1949, fazem parte do meu projeto em andamento. São mais de mil páginas que estão sendo editadas e serão divididas em quatro volumes, que vão ser comercializados juntos em um box. Acredito que até o final desde ano eles vão estar chegando para o público”.

Marianna Brennand Créditos: Divulgação

Marianna Brennand
Créditos: Divulgação

A diretora se mostrou muito feliz e satisfeita com o trabalho realizado no documentário e informou que o filme está sendo exibido gratuitamente na oficina de cerâmica nas sextas-feiras, sábados e domingos. “Uma das coisas que foi definida com o filme é que ele seria exibido na oficina, é uma boa forma de fazer as pessoas conhecerem a história do criador de tudo. Agora três vezes na semana os visitantes podem ter essa oportunidade”.

Author: Taís Machado

Compartilhe este post