Dez dicas para evitar falhas no casamento

nina-selo590

Como diria o velho ditado “ A pressa é inimiga da perfeição”.  Com o casamento não é diferente, mas digamos que no caso, em específico, existem alguns outros vilões como a negligência,  insegurança e desconhecimento de alguns detalhes que fazem a diferença na contratação e consequentemente na alegria de seu grande dia.

Estar atento as pegadinhas é princípio sine qua non para quem procura curtir sua festa de casamento do início ao fim. Elenquei 10 cuidados importantes que servirão de alerta para suas contratações.

Crédito: Fernando Azevedo / Divulgação

Crédito: Fernando Azevedo / Divulgação

 1) Igrejas e outros Centros Religiosos.
Verifique se há restrições de uso do templo, tais como instalação de ar condicionado, músicas que não poderão ser tocadas, celebrantes de outras igrejas e proibições de certos artigos de decoração. Outro item muito importante é a contratação do padre/celebrante. Muito cuidado com os horários, nada pior do que começar um casamento com atrasos.

Crédito: Fernando Raphael Studio / Divulgação

Crédito: Fernando Raphael Studio / Divulgação

2) Buffet:
Sempre solicite uma degustação. Ela é imprescindível!

3) Convites
O ideal é que o cliente tenha  um croqui ou layout dos convites antes da impressão final. Outra dica é tentar  vincular uma parte do pagamento à entrega do material final. Importantíssimo saber a quantidade de convidados e fazer uma margem maior de convites para problemas futuros como erro na caligrafia, desvio ou até mesmo convidados de última hora. E sempre muito cuidado com o prazo de entrega!! O ideal é que todos os convidados recebam com pelo menos 30 dias de antecedência.

4) Filmagem e fotografia
O registro do grande dia é o que fica depois da festa. Bosquinho Lacerda, fotógrafo de casamentos com 17 anos de estrada, deu algumas dicas:  “A internet é um ótimo meio de conhecer o trabalho do profissional, porém, para contratação, o ideal é visitar pessoalmente o fornecedor e ter acesso aos demais materiais produzidos, inclusive o álbum. Além disso, é nesse momento da reunião que você deverá expor suas expectativas do evento, estilo da festa e o tipo de fotografia que procura. Se daquelas mais tradicionais ou “posadas”, ou mais espontâneas, tipo “fotojornalismo”. É importante que a noiva conheça a empresa como um todo, isso inclui o tempo de mercado, solidez e confiança que o profissional passa nas reuniões, além de buscar referências de outras noivas, saber o retorno que eles tiveram do serviço é um ótimo indicativo.”

Não esqueça que todos os detalhes devem estar previstos em contrato, tais como: se o álbum está incluso, tamanho, acabamento, número de páginas, material utilizado, quantidade de profissionais presentes na cerimônia e festa, tecnologia utilizada na resolução das fotos e da filmagem, se existe um número mínimo ou máximo de fotos,  qual o tempo de filmagem, horário de trabalho do profissional no dia do evento e  data de entrega do material.

Crédito: Bosquinho Lacerda / Divulgação

Crédito: Bosquinho Lacerda / Divulgação

5) Cabelo e maquiagem
Guiggo, maquiador badalado das noivas recifenses, já coleciona várias experiências desse mundo bridal e compartilha conosco algumas delas: “A noiva é um cliente único e, por isso, deve contratar um profissional especialista na área, que saiba o timing dos protocolos. O bom profissional está sempre alerta aos horários para que dê tempo da noiva posar para fotos antes da festa. Por isso, o ideal é que esteja pronta com pelo menos 1 hora e meia antes de antecedência.”

Crédito: Inês Campelo / Divulgação

Crédito: Inês Campelo / Divulgação

Para tanto, deixe especificado no contrato o horário que o profissional começará os trabalhos e se também incluirá outras pessoas ( mãe, madrinhas, etc). Guiggo revela que o ideal é ter no máximo a noiva e três pessoas ( mãe, irmã e madrinha), mais que isso com certeza será um dia estressante, já que na maioria dos locais (casa da noiva e hotéis) não há estrutura para quantidade exorbitante de itens de aquecimento (chapinhas, secador, etc). Além do ar condicionado não ser suficiente para toda equipe que acompanha o making of ( fora o maquiador e sua equipe, teremos ainda os fotógrafos e equipe de filmagem).

Quanto à prova de cabelo, tente agendar  o mais próximo possível do casamento. Guiggo esclarece o porquê:  “Apenas neste momento a noiva terá  a verdadeira noção do look completo, uma vez que o vestido já estará pronto, assim como o acessório de cabelo escolhido, deixando a noiva mais feliz e segura para o grande dia.”

Crédito: Fernando Azevedo / Divulgação

Crédito: Fernando Azevedo / Divulgação

6) Gerador é essencial!!
Independente do tamanho ou horário do enlace, esse item é fundamental, apesar de muitas vezes esquecido. A ausência de gerador poderá ensejar o fim da sua festa tão sonhada durante anos!!

Crédito: Bosquinho Lacerda / Divulgação

Crédito: Bosquinho Lacerda / Divulgação

7) Cerimonial e Assessoria
O cerimonial é imprescindível, ele que irá conduzir a festa do início ao fim. Um serviço tão primordial deve ser avaliado com antecedência! Jamine Tinoco, assessora de casamentos à frente da empresa Dreams By Lead, reforça:

“Procure referências com amigas noivas e fique atenta aos casamentos que for convidada. O cerimonialista será seus olhos durante o casamento, tudo deverá passar por ele enquanto você, seu noivo e os convidados se divertem. A assessoria, como um serviço prévio à festa, precisa ter como lema orientar a noiva nos preparativos: do inicio ao fim. Uma boa assessoria acompanha a noiva com planilhas, sabe todas as necessidades e principalmente as suas soluções. Bom gosto, discernimento, liderança, experiência e histórico de eventos são itens imprescindíveis para essa contratação. Amadorismo e inexperiência podem dar muita dor de cabeça.”

Crédito: Carlos Vieira / Divulgação

Crédito: Carlos Vieira / Divulgação

8) Decoração
O projeto, estilo, cores, flores…tudo que foi acertado deve estar no contrato. Verifique ainda quantos dias serão necessários para montagem do seu projeto, bem como acessórios inclusos, tais como bouquet, lapelas, etc.

9) Transporte
O contrato de aluguel deverá constar o modelo, cor, local onde buscar a noiva, horário, trajeto, período de locação. Não esqueça de verificar a documentação do veículo e do motorista.

Crédito: Alfredo Toscano / Divulgação

Crédito: Alfredo Toscano / Divulgação

10) Controle a ansiedade
O momento é único, a trajetória é longa, mas afaste a ansiedade! Ela pode se tornar negativa! Nada de tomar medicação que não é acostumada na véspera da festa,  não dormir ou exagerar na bebida. O dia é especial demais para ser estragado por besteira! É hora de curtir com os amigos e familiares, sorrir e passar por este dia como sendo uma das melhores lembranças de sua vida!

 Atenção!!

Como advogada, esclareço que ao contrário do que muitos pensam, o contrato visa proteger AMBAS as partes do negócio jurídico. A noiva, por estar ciente do que tem direito a exigir do profissional, e o fornecedor que limita sua prestação de serviços ao que foi contratado. Todo e qualquer contrato de casamento deve estar expresso o que foi tratado verbalmente em reunião. Leia com atenção todos os documentos antes de assiná-los, pergunte, tire todas as suas dúvidas, verifique as cláusulas relativas à multa contratual por desistência e/ou cancelamento do contrato. E qualquer dúvida, procure o Procon mais perto de você!

Leia outras notícias da coluna de Nina para o Blog João Alberto aqui

Confira o site www.atequeenfim.com.br

Author: Tatiana Sotero

Share This Post On