Évora: uma das mais belas cidades de Portugal

A praça central da cidade

A praça central da cidade

Évora é uma das mais belas cidades de Portugal. Eu diria da Europa. Fica a 2h30 de carro de Lisboa e vale a pena ser visitada, é um festival de encantamento.

Évora é uma verdadeira cidade-museu, considerada Património Mundial pela Unesco desde 1986. As suas muralhas guardam ruas e edifícios praticamente inalterados ao longo dos séculos. Uma riqueza histórica e cultural que atrai cada vez mais visitantes nacionais e estrangeiros.

O charme de Évora

O charme de Évora

 

O fascínio da viagem começa logo quando se percorrem as estradas do Alentejo. Depois continua à entrada do centro de Évora, com as imponentes muralhas a guardar quem cá vive desde há séculos. Dentro esperam vestígios dos tempos dos romanos, edifícios medievais, palácios e conventos que são testemunho da era dourada de Portugal (séculos XV e XVI).

É clara a presença da influência religiosa na cidade de Évora, nas suas muitas igrejas e mesmo no Colégio do Espírito Santo, hoje Universidade de Évora, onde Jesuítas ensinaram.  Mas, por onde quer que ande, o que vai sempre marcá-lo é a arquitetura e o branco imaculado das casas nas estreitas ruas e travessas. E, claro está, a simpatia das suas gentes.

O centro histórico da cidade, que é totalmente murada, não é assim tão grande e é possível conhecê-lo bem se fizer longos passeios pelas ruas empedradas. Apesar disso, vai precisar de mais tempo para desfrutar de tudo o que temos para lhe oferecer. Devagar, ao ritmo do Alentejo.

A pousada cinco estrela no antigo convento

A pousada cinco estrela no antigo convento

Demore-se por lá Visite Évora seguindo os seus interesses mas aproveite-a ao máximo. Descubra nesta cidade porque a revista de viagens da National Geographic considerou a região do Alentejo um dos 21 destinos mundiais de visita obrigatória em 2014. E porque o Alentejo tem sido constantemente referido em vários outras publicações online e impressas.

São muitas as atrações da cidade, desde os restos de um templo romadno a um antigo convento transformado na Pousada dos Loios, de cinco estrelas, a Capela dos Ossos, a lojinhas que vendem o rico artesanato da região e mais vinhos e doces de comer ajoelhado. A rede hoteleira da cidade é grande e temos também excelentes restaurantes.

Depois, é claro vale a pena pegar a estrada por mais meia hora para visitar a vinícola Esporão. Mas, é bom lembrar, é preciso fazer reserva.

O restaurante da Pousada dos Loios

O restaurante da Pousada dos Loios

Templo romano

Templo romano

Uma das entradas da cidade

Uma das entradas da cidade

 

 

 

 

 

Author: João Alberto

Compartilhe este post