A economia e cultura da Cidade da Praia, em Cabo Verde

Cidade da Praia

Cidade da Praia

 

A nível económico a Cidade da Praia, capital de Cabo Verde, vive do setor secundário mas sobretudo do setor terciário. Existem algumas indústrias, localizadas na costa (indústria pesqueira) ou bairros periféricos (indústrias transformadoras de produtos agrícolas, indústrias de material de construção civil, etc.) Mas as principais actividades económicas da Praia pertencem ao sector terciário. Para além de actividades ligadas à administração e governação (autárquica e nacional), existe extenso comércio, serviços (saúde, educação, turismo, restauração e hotelaria, função pública, etc.) e outras actividades de caráter liberal. A nível de transportes, Praia possui uma rede de transportes públicos urbanos, um porto e um aeroporto. O porto da Praia é a principal porta de saída de produtos de toda a ilha, e a principal porta de entrada de produtos de grande porte. O novo Aeroporto Internacional da Praia, que se chama Nelson Mandela, veio substituir o antigo aeroporto Francisco Mendes, assegura ligações domésticas e internacionais.

Em termos culturais, a cidade da Praia contrasta nitidamente com o resto da ilha de Santiago. Enquanto que o resto da ilha, por ter sido a primeira a ser habitada, mantém características conservadoras e tradicionalistas, a Praia, por ser cidade-capital, possui características mais cosmopolitas. Na cultura, Praia absorve facilmente influências das outras ilhas, devido à migração interna inter-ilhas, mas também influências do estrangeiro devido à concentração de população de origem estrangeira e devido a facilidades de comunicação com o exterior. Para se encontrar elementos culturais «autênticos» de Santiago, é mais fácil quanto mais se afasta da Praia. A cidade tem duas universidades, algumas mantendo convênicos com a UFPE.

Exatamente por ser cidade-capital, por ter facilidades de comunicação com o exterior e maior concentração e diversidade de pessoas, Praia é um dos sítios mais privilegiados de Cabo Verde para solicitações de caráter cultural. Ocorrem ocasionalmente atividades culturais como lançamentos de obras, exposições, espetáculos, tendo para isso infra-estruturas de apoio à cultura, como por exemplo, várias salas de espetáculos, o chamado Palácio da Cultura, o Museu Etnográfico e o Arquivo Histórico Nacional. Praia conta também com diversas infra-estruturas para diversão noturna.

A Universidade

A Universidade

Author: João Alberto

Compartilhe este post