Emoção marcou celebração ao aniversário de 50 anos de Eduardo Campos

Emoção marcou celebração ao aniversário de 50 anos de Eduardo Campos

Renata Campos e filhos recebendo o busto do ex-governador Eduardo Campos. Crédito: Wagner Ramos/Divulgação

Renata Campos e filhos recebendo o busto do ex-governador Eduardo Campos.
Crédito: Wagner Ramos/Divulgação

Nomes do cenário político local e nacional se reuniram, hoje, na Arcádia Paço Alfândega, para o ato público em celebração a Eduardo Campos, que faria 50 anos hoje se estivesse vivo. O evento, que aconteceu durante toda a manhã e o início da tarde, contou com a presença da família do ex-governador. Sua esposa Renata Campos, sua mãe, a ministra do TCU Ana Arraes, além do seu irmão Antônio Campos e dos cinco filhos.

Paulo Câmara discursa para os presentes no ato. Crédito: Wagner Ramos/Divulgação

Paulo Câmara discursa para os presentes no ato.
Crédito: Wagner Ramos/Divulgação

Entre outros nomes, discursaram Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB; o prefeito do Recife, Geraldo Julio; o governador do estado, Paulo Câmara; Marina Silva, vice de Eduardo na campanha presidencial; Renato Casagrande, presidente da Fundação João Mangabeira; o Ministro da Defesa, Jaques Wagner; e o senador Aécio Neves. Todos ressaltaram a saudade que sentem de Eduardo, o seu legado para o estado de Pernambuco e sua carreira política.

João Lyra Neto e Roberto Magalhães também prestigiaram o evento. Crédito: Beatriz Pires/DP/D.A Press

João Lyra Neto e Roberto Magalhães também prestigiaram o evento.
Crédito: Beatriz Pires/DP/D.A Press

Também marcaram presença João Lyra Neto, Roberto Magalhães, Jarbas Vasconcelos, Mendonça Filho, Raul Henry e sua esposa Luiza Nogueira; Sileno Guedes, presidente estadual do PSB; Ricardo Coutinho, governador da Paraíba e as primeiras-damas Ana Luiza Câmara e Cristina Melo. No evento, foi lançada uma coletânea de oito volumes com todos os discursos do ex-governador durante seus mandatos à frente do estado, com trabalho organizado pelo jornalista Evaldo Costa.

Acompanhada dos filhos, Renata Campos fala com a imprensa. Crédito: Beatriz Pires/DP/D.A Press

Acompanhada dos filhos, Renata Campos fala com a imprensa.
Crédito: Beatriz Pires/DP/D.A Press

Houve também homenagem da classe artística ao ex-governador. No palco, Maciel Melo, Almir Rouche, Santana, Claudionor Germano e outros nomes da música local celebraram o aniversário de Eduardo cantando a música “Madeira do Rosarinho”, além do esperado “Parabéns Para Você”. O ator português Tony Correia também prestou sua homenagem em forma de discurso.

O poeta Antônio Marinho em seu discurso. Crédito: Beatriz Pires/DP/D.A Press

O poeta Antônio Marinho em seu discurso.
Crédito: Beatriz Pires/DP/D.A Press

Um dos destaques do evento foi o emocionado e acalorado discurso do poeta Antônio Marinho, que acompanhou Eduardo em suas campanhas. Citando versos rimados, ele exaltou a figura de Miguel Arraes, avô do ex-governador, de Ariano Suassuna e também a de Eduardo. Ao final de sua fala, Marinho foi aplaudido de pé por todos os presentes, inclusive Renata Campos, bastante emocionada.

Antônio Campos, irmão de Eduardo, também prestigiou o ato. Crédito: Beatriz Pires/DP/D.A Press

Antônio Campos, irmão de Eduardo, também prestigiou o ato.
Crédito: Beatriz Pires/DP/D.A Press

A ex-primeira dama foi a responsável por encerrar o evento. Junto a Pedro, João, Eduarda, José e Miguel, Renata foi ao microfone agradecer o carinho de todos. Salientou, em discurso breve, que, sem o apoio dos amigos da família e dos correligionários do marido, o ano que passou teria sido mais complicado e doloroso. Disse também que o último domingo foi especialmente difícil, já que foi o primeiro Dia dos Pais que a família celebrou sem Eduardo.

Renata Campos acompanhada dos filhos João, Pedro, Eduarda, José e Miguel. Crédito: Beatriz Pires/DP/D.A Press

Renata Campos acompanhada dos filhos João, Pedro, Eduarda, José e Miguel.
Crédito: Beatriz Pires/DP/D.A Press

A pedido dos filhos do ex-governador, um vídeo entregue a eles por um amigo da família foi mostrado no telão. No curta, imagens da intimidade da família Campos, além de falas de Eduardo. Toda a família se mostrou muito emocionada com o filme, especialmente Renata e Pedro. Ao final do vídeo, os três filhos mais velhos do ex-governador puxaram em coro a frase “Eduardo, guerreiro do povo brasileiro” e foram seguidos em voz alta pelos presentes.

Author: Beatriz Pires

Compartilhe este post