Fernando Henrique Cardoso fala sobre a Miséria da Política

Fernando Henrique

O livro A miséria da política reúne 42 crônicas em que Fernando Henrique Cardoso traça um panorama da “crise moral” que assombra o Brasil, evidenciada por escândalos de corrupção e aprofundada por decisões econômicas desastrosas.

“Quase tudo o que foi feito nos últimos 12 anos foi anunciado como o “nunca antes neste país”. É verdade, nunca mesmo se errou tanto em nome do desenvolvimento nacional nem jamais se roubou tanto sob a proteção desse manto encantado. Quem enganou o Brasil foi o lulopetismo. Mas a raiz dos desmandos foi plantada antes da eleição da atual presidente. Vem do governo de seu antecessor e padrinho político.

O que já se sabe sobre o petrolão é suficientemente grave para que a sociedade repudie as lideranças políticas que teceram a trama da qual o escândalo faz parte. A reconstrução de uma vida democrática saudável e uma saída econômica viável requerem passar a limpo o país: que prossigam as investigações e que a Justiça se cumpra. O que mais falta é liderança. Gente em quem se possa acreditar, que não só aponte caminhos mas comece a percorrê-los. Não haverá milagre econômico sem transformação política”.

Author: João Alberto

Compartilhe este post