Como evitar o Jet Lag

Foto ilustrativa - Crédito: Paulo Paiva/DP/D.A Press

Foto ilustrativa – Crédito: Paulo Paiva/DP/D.A Press

Em longas viagens de avião, nosso corpo é submetido a situações de grande estresse. Além disso, se há mudança de fuso horário a bagunça no organismo é ainda maior, pois acontece o efeito Jet Lag, no qual nossas funções biológicas ficam desajustadas em relação ao horário local.

A Dra. Mariela Silveira, médica nutróloga e diretora geral do Kurotel, dá orientações para evitar o problema e deixar a sua viagem de avião muito mais prazerosa.

Por que acontece o Jet Lag? Quais os efeitos no organismo?

O Jet Lag acontece por uma falta de sincronia do organismo com o ambiente externo, chamada de Dissincronia Circadiana.

Quando o ciclo do sono-vigília é impactado negativamente pelo fato de ser noite, enquanto o nosso corpo esperava receber luminosidade, ou ser dia, ocorre uma alteração neuroendócrina transitória que pode levar à alteração do sono, à fadiga, dificuldade de concentração, redução de memória, redução da capacidade de dar respostas a estímulos, dores de cabeça e, eventualmente, alteração da pressão arterial e da secreção da insulina e do controle do açúcar. Os sintomas geralmente duram cerca de 24h, mas podem se estender até 72 horas ou mais.

 

O que se pode fazer antes de viajar para prevenir o problema?

 

O ideal é tentar ajustar os horários de sono e refeições alguns dias antes, de acordo com o horário do destino. Também é importante evitar o uso de bebidas alcoólicas e de medicamentos psicotrópicos (calmantes e sedativos), principalmente sem prescrição médica. Eles podem agravar os efeitos do Jet Lag.

O que se pode fazer durante a viagem para amenizar os efeitos no corpo?

Durante a viagem, o mais importante é favorecer condições para que exista o máximo de sono possível. Isso vai deixar o organismo mais descansado e fortalecido para encarar qualquer situação na chegada ao destino.

O que se pode fazer depois da viagem, quando a pessoa já chegou ao destino?

– Evitar situações de potencial periculosidade que exijam atenção elevada (como dirigir veículos, manusear máquinas, entre outras).

– Alguns trabalhos científicos sugerem que o uso de melatonina, antes e depois da viagem, possa reduzir sintomas relacionados ao jet lag. A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo nosso corpo, que está sendo reproduzido sinteticamente em laboratório.

No entanto, essa substância ainda não foi aprovada pela Agencia Nacional de Saúde (ANVISA) e ainda não é comercializada no Brasil. Mas na Europa, Canadá, EUA e outros países da América Latina a melatonina já é amplamente utilizada para essa finalidade.

– Após a chegada, bebidas à base de cafeína serão as grandes aliadas para manter o pique. Exposição à luz do dia também é importante, para que o organismo comece a processar as novas informações de condições ambientais, e possa modular a nova liberação de hormônios e neurotransmissores, regulando seu funcionamento.

– O uso de medicamentos também é uma saída, desde que haja indicação médica.

Como evitar inchaços nas pernas e pés durante o voo?

Meias elásticas de moderada compressão são a melhor saída, pois, além de evitar o inchaço, também melhoram a circulação e previnem complicações no sistema vascular. Sempre que possível, levante-se um pouco do assento e caminhe pelo corredor. Além de reduzir o inchaço, também ajuda a reduzir o estresse. Outra dica bacana é, de hora em hora, fazer movimentos de flexão e extensão dos pés, que ajudam a bombear o sangue, facilitando a circulação e reduzindo possíveis edemas.

 

Quais são as orientações para manter o corpo, pele e os lábios hidratados durante a viagem?

O ideal, como sempre, é beber muito líquido, preferencialmente, água. Isso ajuda a hidratar o organismo como um todo. Aliar um hidratante para peles e um lip balm potencializa o efeito hidratante e garante um cuidado mais profundo durante a viagem.

 

Author: João Alberto

Compartilhe este post