Palhaço Chocolate: uma vida dedicada aos pequenos

Ele não revela quantos anos tem, mas enche a boca na hora de dizer que faz parte do universo infantil há 40 anos. Ulisses Dornelas, mais conhecido como Palhaço Chocolate, é ator, apresentador circense, produtor, autor e diretor de vários espetáculos teatrais, educador,  formado em pedagogia, psicologia, administração de empresas e marketing. Todos os seus conhecimentos, que não são poucos, são utilizados em suas criações para os pequenos. Das canções até as peças em que o Palhaço Chocolate está, tudo é  milimetricamente pensado para instruir e transformar as crianças em cidadãos melhores.

O palhaço Chocolate Créditos: Taís Machado/D.P/D.A Press

O palhaço Chocolate
Créditos: Taís Machado/D.P/D.A Press

O surgimento do Palhaço Chocolate aconteceu ainda na adolescência de Ulisses, quando ele e um grupo de amigos recreadores criaram a Família dos Bombons, onde cada pessoa tinha o nome de um doce e o Ulisses era o chocolate. Com o tempo, o chocolate foi ganhando destaque e acabou seguindo carreira solo. “Foi quando comecei a seguir sozinho e surgiu o Palhaço Chocolate. Eu me juntei com a companhia Maria Fumaça, que fazia festas de aniversários, e começou o trabalho. Daí comecei a fazer aniversários de segunda a segunda, sempre com temas e propostas diferentes. Nessa época eu já trabalhava com músicas e sempre fazia com que todos brincassem juntos, seja criança ou adulto. Essa é a essência do Chocolate que segue até hoje”, afirmou Ulisses.

Crédito: Divulgação do artista

Crédito: Divulgação do artista

As festas de aniversário estavam virando grandes eventos musicais, já que o palhaço estava sempre acompanhado de sua banda e usava as músicas para encantar o público. Foi com o crescimento desse trabalho que Ulisses resolveu levar suas apresentações pra teatros e praças, e foi assim que os grandes shows do Palhaço Chocolate começaram. “Começamos a abrir apresentações de grandes nomes como Sandy & Junior, Xuxa, Balão Mágico, Trem da Alegria, Os trapalhões… E o Palhaço Chocolate acabou virando uma referência no Nordeste “, recorda.

Crédito: FOTOFREE

Crédito: FOTOFREE

Agora se engana quem pensa que a figura do palhaço não teve mudanças. No quesito estético e visual, Ulisses foi aprimorando todo o seu personagem. A roupa, maquiagem e o cabelo foram modificados com o passar dos anos e, acredite ou não, as crianças foram os principais ajudantes do palhaço. “Esta roupa que está aqui hoje mudou bastante. No início era um macacão folgado, sapato grande… Era bem palhaço mesmo. Com o tempo, fui adaptando a roupa, a peruca e principalmente a maquiagem. Sabia que as crianças que me ajudaram a definir como ia ficar meu rosto? Elas iam me ajudando a pintar e eu fui refinando os traços. Cada bolinha colorida que tenho no rosto foi com a ajuda de uma criança”, diz.

Créditos: Taís Machado/D.P/D.A Press

Créditos: Taís Machado/D.P/D.A Press

E nestes 40 anos de história o Palhaço Chocolate esteve presente em diversos eventos e datas festivas, porém, existem dois momentos que são os mais marcantes de sua carreira: o primeiro show feito em um parque e o dia das crianças. “O primeiro grande show do Palhaço Chocolate foi lá no Sítio da Trindade. Eu estava junto com um grupo e fizemos esse evento de forma experimental. Capinamos todo o parque, pintamos, ajeitamos tudo para o evento. Foi um dia inteiro de muita festa e que marcou o início da carreira do Palhaço Chocolate no Recife”.

Créditos: Taís Machado/D.P/D.A Press

Créditos: Taís Machado/D.P/D.A Press

O segundo momento marcante na carreira do ator é o anual show do Dia das Crianças, no parque 13 de maio. “Eu não abro mão de estar me apresentando no Recife dia 12 de outubro. Recebo vários convites pra fazer festas neste dia em todo o Brasil, mas é certo que não aceitarei! Posso fazer antes e depois do dia 12, mas o dia mesmo tem que ser comemorado no Recife. O parque me dá uma emoção incrível! Eu vejo quase 100 mil pessoas brincando e cantando junto comigo, é uma sensação indescritível”, afirma Ulisses.

Foto durante o dia das crianças do Parque 13 de Maio Créditos: FOTOFREE

Foto durante o dia das crianças do Parque 13 de Maio
Créditos: FOTOFREE

“Uma das coisas que mais me marca é porque o Parque 13 de Maio é um lugar democrático! Lá é um lugar onde as crianças que não têm condições de me ver em teatro, porque é caro ou por ser longe, aproveitam meu show. Lá é todo mundo igual, ninguém se distingue. São apenas crianças e seus pais aproveitando um dia especial”, afirma o palhaço que espera ansiosamente por este dia.

Palhaço Chocolate - Crédito: Cecilia de Sa Pereira/DP/D.A Press

Palhaço Chocolate – Crédito: Cecilia de Sa Pereira/DP/D.A Press

Justamente por isso será no Parque 13 de Maio, e no dia das crianças, quando Ulisses vai comemorar os seus 40 anos de trabalho. Ulisses está preparando uma festa para ninguém colocar defeito e, que segundo ele, será repleta de surpresas e muita animação. “Não posso dizer tudo que vai acontecer até para não estragar a surpresa, mas podem esperar muita música, teatro, brincadeiras e é claro, muita animação. Esta vai ser a melhor forma de comemorar o aniversário do Palhaço Chocolate, junto com as pessoas que fazem com que ele exista, com que esse trabalho seja recompensado”.

Creditos: Taís Machado/D.P/D.A Press

Créditos: Taís Machado/D.P/D.A Press

Foram 40 anos dedicados aos pequenos, ao futuro da nação. Ulisses ou Palhaço Chocolate é um homem que vive inteira e intensamente o seu trabalho. Além de não revelar a sua idade, nunca deixa ser visto sem a maquiagem, justamente para não estragar a magia que existe por trás do seu personagem. Garante que as crianças são as responsáveis pela existência e a duração do Palhaço Chocolate. “As crianças são a força vital para o meu trabalho e para a minha vida! É por isso que eu estou sempre estudando como melhorar as peças, as músicas e os shows. A figura do palhaço não é mais tão  frequente na vida dos pequenos. Por isso que eu crio os espetáculos junto com personagens que fazem parte da infância. Já estive junto com a Peppa, Frozen, Tarzan e muitos outros. Tenho muito prazer em trabalhar para ajudar na formação dos pequenos”, diz Ulisses.

O Palhaço Chocolate está presente em várias produções. Ele se junta com os personagens mais queridos das crianças e se faz presente na infância de todos  Crédito: Fotofree / Divulgação

O Palhaço Chocolate está presente em várias produções. Ele se junta com os personagens mais queridos das crianças e se faz presente na infância de todos
Crédito: Fotofree / Divulgação

Mesmo que os palhaços não estejam tão em alta no cotidiano infantil, o Palhaço Chocolate está lá! Ulisses Dornelas é o responsável por manter viva a figura que, durante muito tempo, era o sinônimo da felicidade e brincadeiras na infância. Um homem que dedica toda a sua formação e tanto tempo de sua vida na busca por formar pessoas melhores, no mínimo, pode ser considerado um ser humano abençoado e bastante especial. A paixão que movimenta Ulisses todos os dias é vista em seus olhos e, talvez, por isso que sua carreira tenha dado tão certo. Afinal, tudo feito com paixão funciona melhor.

Author: Taís Machado

Compartilhe este post