Valéria Lins lança livro sobre mulheres encarceradas

Valéria Lins/Divulgação

Valéria Lins/Divulgação

Hoje a professora do Instituto Brasileiro de Ciências Jurídicas e Sociais (IBCJUS) Valéria Lins lança o seu livro “Mulheres encarceradas, vínculos e relacionamentos – Articulações com dispositivos de saber e poder” na Universidade Católica de Pernambuco. A cerimônia ocorre a partir das 9h30 no Auditório G2, no 1º andar do bloco G da Unicap.

 

A mesa será composta por professores de Direito Penal e outros, com participações específicas durante o lançamento e sob a presidência da Coordenadora do Curso de Direito da Unicap, professora Marília Montenegro. Após a cerimônia de lançamento será a sessão de autógrafos;

 

A obra, publicada pela Editora Bagaço, problematiza as condições existentes no ambiente prisional de mulheres, tomando como principal referencial teórico as contribuições de Michel Foucault e outros autores pós-estruturalistas, que apresentam novos modos de conhecer a interpretação, com críticas à profundidade do discurso.

A obra apresenta, dentre outras investigações e constatações, como os micropoderes constituídos no ambiente carcerário, em destaque, o Presídio Feminino do Recife, exercem as estratégias de adestramento, controle e vigilância hierarquizada dos vínculos afetivos e relacionamentos das encarceradas.

O livro visa, ainda, propor aos órgãos competentes um trabalho institucional de apoio e assistência às mesmas e aos seus familiares, instigando o leitor a uma análise de como, apesar de alguns séculos da prisão, a sociedade continua presa ao passado, mesclando o presente de experiências malsucedidas

Autor:: João Alberto

Compartilhe este post sobre