Turismo brasileiro caiu em Portugal

Lisboa/JAMS

Lisboa/JAMS

O turismo brasileiro em Portugal caiu acentuadamente em setembro, com o número de dormidas dos cidadãos brasileiros nos hotéis lusos a recuar para 136.602, menos 16,6% do que em setembro do ano passado, segundo o Instituto Nacional de Estatística

O Brasil foi o único país entre os dez maiores mercados emissores de turistas estrangeiros para Portugal que registrou uma queda em setembro. Ainda assim, o Brasil continuou a ser o sexto maior mercado de turistas internacionais para os hotéis portugueses.

Este ano o mês em que Portugal teve mais turismo brasileiro foi maio, com mais de 152 mil dormidas. O pior mês foi março, com menos de 73 mil dormidas de cidadãos oriundos do Brasil. Em 2014 o melhor mês tinha sido setembro e o pior registro mensal foi fevereiro.

O turismo brasileiro em Portugal, que em agosto já tinha caído quase 11%, continua, apesar da queda de setembro, a ter um ano ligeiramente superior aos números de 2014.

De acordo com o INE, o maior mercado de turistas estrangeiros continuou em setembro a ser o Reino Unido, que gerou 1,08 milhões de dormidas nos hotéis portugueses naquele mês, com um crescimento homólogo de 7,9%. Alemanha, Espanha, França e Holanda são outros países com grande relevância nas contas dos hotéis portugueses.

A taxa de ocupação dos hotéis do país em setembro foi de 59,1%, mais 1,7 pontos percentuais do que em setembro do ano passado. No conjunto dos primeiros nove meses de 2015 a taxa de ocupação é de 49,2%, dois

 

Author: João Alberto

Compartilhe este post