As vantagens e desvantagens de casar nos 12 meses do ano

As vantagens e desvantagens de casar nos 12 meses do ano

nina-selo590

Casar requer planejamento e um dos fatores que interfere diretamente nesta organização é a data escolhida pelos noivos para o tão aguardado “sim”. Tudo pode mudar a depender do mês que será realizada a festa. E para evitar que seu sonho vire pesadelo, vale conferir as dicas a seguir.

JANEIRO:

Já se foi a época que ninguém se casava em janeiro. Atualmente, este mês entrou para o calendário dos noivos, principalmente para quem pretende fazer um Destination Wedding.

Vantagem: Janeiro é um mês mais sossegado de trabalho e as pessoas costumam estar mais disponíveis para um fim de semana inteiro de festividades.

Pierre Bomfim - Wedding Photographer (37)Destination Wedding  em Fernando de Noronha. Clique aqui para ver na íntegra (Fotos: Pierre Bomfim)

Desvantagem: Calor. Não esqueça dos leques e de hidratar seus convidados. Uma boa dica são os “Welcome Drinks” , sucos e águas saborizadas para refrescar antes mesmo de iniciar a cerimônia religiosa.

ja1 - pintrestImagem via pinterest.

FEVEREIRO

Os noivos foliões aproveitam este mês para casar num clima mais descontraído, muitas vezes com festas temáticas.

Vantagens: Em razão de ser um mês curto e corrido, não é muito procurado pelos casais, o que pode resultar em preços mais acessíveis.

Desvantagens: Chuva. É muito provável que alguma hora chova na sua festa, então se você pretende se casar ao ar livre, vale a pena se precaver com toldos e um plano B igualmente charmoso. Procure por locais que tenham opções externa e interna.

marcela e saulo 15Os noivos caíram na folia em plena ladeira de Olinda. Foto: Fernando Azevedo.

Casamento completo Clique AQUI

MARÇO

O clima mais ameno e a impressão de que “acabou o carnaval, até que enfim começou o ano”, faz com que muitos casais escolham março para casar.

Vantagens: Mês em que as orquídeas estão mais baratas e por isso você poderá realizar seu sonho de casar com várias delas compondo a décor.

Desvantagem: Em Pernambuco, costumamos parar tudo durante a semana santa. Então não se esqueça de checar no calendário quando cairá esse feriado.

ja. andressa marinhoCasamento com decor de orquídeas. Para ver na íntegra Clique Aqui ( Foto Andressa Marinho)

ABRIL

Mês mais agitado que os anteriores, vale agendar tudo com mais antecedência.

Vantagens: O calor dá uma trégua e a noiva já pode encomendar com tranquilidade seu vestido de mangas longas e saia de princesa sem se preocupar se irá derreter dentro do traje, rs.

casamentojulia0124-151222182234Júlia e seu look princesa. Para ver o casamento na íntegra clique AQUI ( Foto Ricardo Nascimento)

Desvantagens: Assim como em março, o feriado da semana santa pode ocorrer em abril. Portando, não deixe de conferir o calendário.

MAIO

Mês das mães… e das noivas! Porém, apesar da fama, maio não é tão disputado como parece.

ja. ednaldo bispoNatália e sua pequena Isadora na barriga. Veja o casamento na íntegra clicando AQUI. (Foto: Ednaldo Bispo)

Vantagem: Não é tão difícil reservar datas e fornecedores.

Desvantagem: As flores poderão estar mais caras devido ao dia das mães.

JUNHO

São João. Festa no campo é a pedida.

Vantagem: O clima da serra tem um charme especial e o friozinho desta época do ano deixa a celebração aconchegante. Fica lindo distribuir pashminas como lembrancinhas para as convidadas.

ja.2Foto: Via pinterest.

Desvantagem: As chuvas continuam sendo a dor de cabeça. Pra elas uma única solução: Plano “B”. Pense sempre em formatos de festa distintos.

JULHO

Mês ideal para os miniweddings.

Vantagem: Para quem quer um casamento intimista, esta é a hora. Julho é mês de férias escolares e muitas pessoas viajam com a família. O fato pode não ser encarado de forma negativa, e sim como um facilitador para redução de sua lista de convidados.

Desvantagem: Se você sonha com um casamento repleto de gente, vale a pena pesquisar um mês mais convidativo. Para evitar surpresas, uma boa dica é enviar pelo menos 6 meses antes da festa um “save the date”, que seria um pré-convite comunicando a data do enlace. Assim você conseguirá ter uma ideia da quantidade de faltosos.

jpcasbia+paulinhoatequeenfim_088Paulo e Bia se casaram no jardim de casa. Para ver na íntegra clique AQUI (Foto Júnior Pereira)

AGOSTO:

Adoro o mês de agosto e muitos casais, assim como eu, também. Porém, a crendice popular até hoje é forte, fazendo com que este mês não tenha tantos casamentos.

Vantagem: É hora de pechinchar e aproveitar os preços mais atrativos.

Desvantagem: Para os supersticiosos, “agosto é mês do desgosto”. Mas sinceramente? Azar é postergar felicidade 🙂

SETEMBRO:

Segundo especialistas, um dos meses mais procurados para casamentos.

Vantagem: Lua de mel. Viajar nesta época do ano para o exterior é bastante atrativo por não coincidir com as férias dos gringos. As passagens e hotéis geralmente estão com preços melhores.

Desvantagem: Programe-se com ainda mais antecedência.

OUTUBRO

Também bastante disputado!

Vantagens: O sol está com tudo e as chances de sua festa ao ar livre fluir, sem intercorrências climáticas, é maior. Aproveite para marcar seu casamento na praia!

Desvantagens: O dia das crianças é um feriado muito concorrido em hotéis e resorts, elevando consideravelmente o valor das diárias. Atente para esta data e agende seu casamento em outra semana.

NOVEMBRO

O ano está acabando e os casamentos aumentando.

_C012420Realize seu sonho! Casamento na íntegra, clique AQUI (Foto: Bosquinho Lacerda)

Vantagens: 13º dá aquela ajudinha no budget.

Desvantagens: O calor excessivo pode incomodar os convidados. Prefira locais climatizados para a recepção e, nas igrejas, não economize em reservar uma quantidade extra de ventiladores.

DEZEMBRO

Segundo o IBGE, dezembro é o mês com mais números de casamento realizados.

Vantagens: Os noivos aproveitam o recesso de fim de ano para se ausentar do trabalho e curtir com tranquilidade a lua de mel.

Desvantagens: É um mês curto, devido às confraternizações e feriados de Natal e Ano Novo. Por isso, o primeiro fim de semana do mês costuma ser o mais disputado.

OUTRAS DICAS:

– Não esqueça das datas de grandes eventos: Copa do mundo, Olimpíadas, etc.

– Programe seu casamento alinhando sempre o destino de sua lua de mel. Se você sonha em esquiar na Argentina por exemplo, escolha o mês de agosto, pois é o mais propício a neve. 

Espero ter ajudado vocês!

Beijos, Nina

Leia outras notícias de Nina para o Blog João Alberto clicando aqui.

Author: Tatiana Sotero

Compartilhe este post