Beyoncé e Coldplay se envolvem em polêmica por novo clipe

Coldplay lançou novo clipe com a cantora Beyoncé - Crédito: Rock in Rio/Divulgação

Coldplay lançou novo clipe com a cantora Beyoncé – Crédito: Rock in Rio/Divulgação

A banda Coldplay lançou na última sexta o clipe para seu novo single, Hymm For The Weekend. O clipe foi parcialmente filmado na Índia e conta com a participação de Beyoncé. O problema é que a cantora está sendo alvo de críticas por supostamente se apropriar da cultura indiana.

No clipe, a cantora aparece vestida com roupas tradicionais indianas - Crédito: Reprodução/Youtube

No clipe, a cantora aparece vestida com roupas tradicionais indianas – Crédito: Reprodução/Youtube

No vídeo, Beyoncé aparece como uma atriz de Bollywood e usa roupas tradicionais da cultura da Índia. Muitas pessoas disseram que a banda e a cantora estavam usando os elementos indianos para seu próprio lucro, desrespeitando os simbolismos existentes. Outros, disseram que era uma “apreciação” e não “apropriação”.

APROPRIAÇÃO CULTURAL – O termo é usado quando uma cultura, geralmente dominante, se utiliza de elementos de uma cultura menor. Essa utilização pode levar à uma visão distorcida e negativa do que os elementos representam no contexto de suas culturas originais. Por exemplo, utilizar pinturas corporais de grupos indígenas, que originalmente eram usados em rituais, para a estética ou como fantasia seria apropriação cultural.

Veja o vídeo:

Compartilhe este post