Pijamas, brasilidade e amarrações foram as tendências do SPFW

Pijamas, brasilidade e amarrações foram as tendências do SPFW

selo_topo

A repórter viajou a convite do SPFW – Nossa cobertura tem apoio da Bouteeque

Depois de uma jornada intensa de desfiles, somando 37 apresentações nas passarelas da Bienal montada no Ibirapuera durante o São Paulo Fashion Week, algumas tendências sobressaem e deixam em evidência os looks que vão dominar as ruas nos próximos dias.

Os pijamas apareceram na passarela do São Paulo Fashion Week. Na foto, desfile da marca Apartamento 03 - Foto: Marcelo Soubhia/FOTOSITE

Os pijamas apareceram na passarela do São Paulo Fashion Week. Na foto, desfile da marca Apartamento 03 – Foto: Marcelo Soubhia/FOTOSITE

Os tradicionais pijamas ganharam versões chiques, a transparência é unânime em quase todas as coleções, os acessórios ganharam tamanho maxi e as modelagens aparecem cada vez mais amplas, tornando a composição do look confortável e ao mesmo tempo estilosa. Apesar de toda essa crise econômica que está dominando o país, os estilistas investiram no tema brasilidade e evidenciaram em estampas e patches – botões divertidos que podem ser aplicados nas roupas –tornando o azul, verde e amarelo, as cores mais usadas na temporada.

A brasilidade sobressaiu na passarela da Pat Bo - Foto: Marcelo Soubhia/FOTOSITE

A brasilidade sobressaiu na passarela da Pat Bo – Foto: Marcelo Soubhia/FOTOSITE

A estilista Patricia Bonaldi pela primeira vez resolveu passar uma imagem de reflexão em seu desfile, criando uma coleção vibrante, otimista e alegre com direito a bordados com bandeiras do Brasil. “Foi uma questão de posicionamento”, disse ao revelar que escolheu trabalhar com um assunto específico. Os acessórios de seu desfile seguem a mesma linha: braceletes e brincos de resina e metal com as cores do Brasil e outras referências à bandeira, como estrelas em tamanho giga. Mas a brasilidade vai muito além dessas referências à bandeira. A estampa floral, os tons terrosos e as folhagens também entram na lista das apostas da temporada sob a estética dos estilistas da Água de Coco e das estreantes Vix e A.Brand.

O jeans da PatBo ganhou aplicações de bandeiras do Brasil - Foto: Marcelo Soubhia/FOTOSITE

O jeans da PatBo ganhou aplicações de bandeiras do Brasil – Foto: Marcelo Soubhia/FOTOSITE

O jeans mostra que está voltando com tudo ao mundo da moda, desde o street style às passarelas desta 41ª edição do SPFW. A Iódice abriu seu desfile com um look total jeans, destacando uma manga extra longa, enquanto Vitorino Campos usou a composição em várias peças na passarela. A diferença é que o jeans ganha um toque mais divertido, com aplicações, referência ao estilo Clubber dos anos 1990 e que já entrou para a lista de preferência dos fashionistas.

As amarrações na passarela de Lenny Niemeyer - Crédito: Agência Fotosite

As amarrações na passarela de Lenny Niemeyer que explora a técnica Arte Shibati, com cordas de até 30 cm – Crédito: Agência Fotosite

A palavra da vez no mundo fashion se resume às amarrações, incorporadas na maioria dos desfiles, em destaque na moda praia da estilista Lenny Niemeyer. Ela mostrou na passarela um maiô que explora a técnica Arte Shibati, com inúmeras amarrações através de cordas de até 30 cm. Os pijamas também estão saindo dos quartos e indo para as ruas, trata-se da busca pelo conforto que a moda está mostrando.  Em 2013, a modelagem foi vista em famosas, como Rihanna e nesta temporada as marcas Apartamento 03 e A.Brand mostraram que é possível dar um toque mais sofisticado à peça com ganhou bordados e modelagens de seda cheia de bossa.

Foto: Marcelo Soubhia/FOTOSITE

Foto: Marcelo Soubhia/FOTOSITE

Quando o assunto é moda praia, os biquínis e maiôs para todos os gostos e corpos foram desfilados com recortes inusitados, materiais caros e muito decorados, cheios de bordados, aplicações, tramas a até transparência estão entre as propostas dos estilistas. O evento contou com sete grifes exclusivas de beachwear, duas que estrearam no evento, entre elas Salinas, Adriana Degreas e Amir Slama. A maioria dos modelos é cheia de tiras ou amarrações, se a parte de baixo é pequena, a de cima vai ser maior, e vice-versa.

Os biquínis apresentados na Vix - Foto: Zé Takahashi / FOTOSITE

Os biquínis apresentados na Vix – Foto: Zé Takahashi / FOTOSITE

Nos pés das modelos, quem ganha destaque são os sapatos sem salto. As flatforms – plataforma reta – e as flats provaram que são as queridinhas da estação e vão aparecer com bastante evidência durante o verão. Prova disso foi que apareceram em quase todos os desfiles, com destaque na passarela da Uma e Salinas.

Flatform é um dos queridinhos do verão

Flatform é um dos queridinhos do verão

No quesito beleza, o bronzer fez um retorno às suas origens de produto de maquiagem usado em primeira instância para bronzear a pele nesta temporada de SPFW, tirando de cena a função de contorno atribuída a ele nas últimas temporadas.

Leia mais sobre o assunto:
– SPFW: Gloss, cabelo natural, esmalte nude e bronzer: os queridinhos do verão 2017
– O corte de cabelo masculino da vez tem franja curta e reta

Author: Thayse Boldrini

Compartilhe este post