Colônia do Sacramento: uma linda cidade (2)

Fotos: Sheila Wanderley

O farol com vista panorâmica da cidade

O farol com vista panorâmica da cidade

 

Uma das principais atrações turísticas do Uruguai é Colônia do Sacramento, a cidade mais antiga do país é uma das localidades mais visitadas da região, já que chegam turistas de todas as partes do país e de nações estrangeiras, principalmente da Argentina e do Brasil. É ligada por uma excelente autoestrada a Montevidéu, numa viagem de 182 quilômetros que dura duas horas, passando por áreas de criação de gado leiteiro, com muito verde. De Buenos Aires, pode-se ir de Buquebus, um confortável barco, que faz o trajeto em menos de uma hora. É preciso escolher bem a data da visita. Quanto estive lá no início da semana, fazia um frio de rachar. Cpolonia do Sacramento é considerada pela Unesco Patrimônio da Humanidade. Com toda razão. E destaque-se a excelente conservaç~]ao das ruas e prédios, que dividem suas arquiteturas entre exemplos portugueses e espanhóis.

Esta cidade foi fundada em 1680 pelas tropas portuguesas lideradas por Manuel Lobo, que se assentaram sobre as costas do Río de la Plata. Neste momento os reinados de Portugal e da Espanha se encontravam em grandes conflitos bélicos, gerados pela intenção de ambos os países de estender seu poderio sem respeitar acordos bilaterais.

Como consequência das diferencias existentes entre ambas as nações, Colonia del Sacramento foi testemunha desde seus primeiros dias de uma enorme quantidade de enfrentamentos entre exércitos europeus, que tiveram à cidade em conflito durante muitos anos.

No começo Colônia era propriedade dos portugueses, mas poucos meses depois os espanhóis sabendo da presença deles chagaram ao lugar para tirá-los, conseguindo seu objetivo e ficando com a cidade. Assim a atual localidade uruguaia foi mudando de “dono” em varias ocasiões, até que em 1816 se deu a invasão lusa brasileira que trouxe como conseqüência que fora dominada pelos brasileiros.

Todas estas disputas pelo domínio de Colônia terminariam em 1825, quando se proclamara a Declaratoria da Independência que determinava que a República Oriental de Uruguay se separara do que nesse momento era a Província Cisplatina. Como consequência Uruguai ficou com a propriedade do que é hoje a cidade mais antiga do país considerada “Patrimônio da Humanidade”.

Hoje em dia só fica a lembrança daqueles momentos históricos, que re vivem cada vez que se visita esta localidade do país, que ainda conserva os edifícios mais importantes desses tempos de guerra onde espanhóis e portugueses se enfrentaram em muitas oportunidades

A riqueza histórica que tem esta cidade é o principal atrativo do turismo em Colônia, já que todos os anos chegam pessoas de todas as partes do continente para apreciar os diferentes monumentos históricos que possui a localidade mais antiga do Uruguai.

acolonia20

Parte da antiga muralha

Parte da antiga muralha

Placas na cidade

Placas na cidade

carro antigo restaurante

carro antigo restaurante

Author: João Alberto

Compartilhe este post