Colônia do Sacramento: uma linda cidade (3)

Fotos: Sheila Wanderley

Rua mais tradicional da cidade

Rua mais tradicional da cidade

Ao ser considerada uma das cidades mais atrativas do Uruguai, Colônia do Sacramento conta com um bairro que declarado “Patrimônio da Humanidade”, existem uma grande quantidade de coisas que se tem para ver em Colonia. A grande maioria das atrações que têm a cidade coloniense se encontra dentro do Bairro Histórico, embora também haja alguns lugares famosos e dignos de ser visitados que se encontram no resto da cidade. Dentro do bairro mais antigo da cidade, também conhecido como “Casco Histórico” se podem encontrar vários lugares históricos como “o portão da cidadela”, do qual se desprendem duas muralhas que serviam de proteção para a cidade. A mesma se acede após atravessar uma ponte de madeira, que conduz diretamente à praça principal do Bairro Histórico.

Uma vez passado o portão (que hoje em dia não é o único acesso á cidadela) se pode chegar rapidamente a “calle de los suspiros”, uma das mais famosas da cidade que ao igual que as outras do bairro é muito estreita e está pavimentada com pedras. O mais atrativo desta Rua é sua história, já que segundo a lenda popular leva esse nome devido a que esse setor era o último que percorriam os escravos antes de serem executados. De um lado as casas tem estilo português, do outro espanhol.

Outro dos edifícios antigos que se podem encontrar é a Basílica del Santísimo Sacramento, também conhecida como Iglesia Matriz, que se encontra sobre a Rua Vasconcellos ao lado da praça. É considerada a mais antiga do país, já que foi fundada em 1680. Esta igreja foi testemunha de vários atos de guerra, os quais geraram múltiplos danos que determinaram que fora restaurada em numerosas ocasiões.

Também podemos apreciar o farol que se encontra sobre a Punta de San Pedro, que consiste em uma torre pintada de branco sobre ruínas do Convento de San Francisco Javier. O mesmo foi construído em 1857 e tem uma altura de 34 metros sobre o nível do mar.

Outra das coisas que se podem observar no Casco Histórico é a denominada Casa del Gobernador, que consiste em um conjunto de ruínas, cimentos de pedras e outros objetos do período lusitano que se encontraram logo de uma escavação. Devido às características destas ruínas acredita-se que se trata de uma moradia digna de um Governador.

Fora do Bairro Histórico também se podem encontrar vários pontos de interesse, como o porto de iates que em algumas ocasiões se vê repleto de embarcações. É muito comum que cheguem importantes regatas do Río de la Plata, ao tempo que desde esse setor se tem uma vista única da baia de Colonia e suas praias.

Casas antigas

Casas antigas

Ruas arborizadas

Ruas arborizadas

Carro com flores

Carro com flores

Imagem na Igreja da cidade

Imagem na Igreja da cidade

 

Author: João Alberto

Compartilhe este post