Aeroportos do país aumentam medidas de segurança para a Olimpíadas

Crédito: Julio Jacobina/DP/D.A Press

Crédito: Julio Jacobina/DP/D.A Press

Após os atentados na França, a Infraero divulgou uma série de medidas de segurança nos aeroportos  brasileiros faltando 18 dias para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro.  Na resolução, foi exigido um cuidado maior na revista de passageiros para áreas restritas do aeroporto e na inspeção de bagagens de mão, o que tem ocasionado filas enormes. De acordo com a assessoria de comunicação da Infraero em Pernambuco, a medida já está sendo aplicada no Aeroporto Internacional do Recife, mas até o momento não causou nenhum impacto no fluxo de passageiros. A nova recomendação da Anac é que os passageiros dos aeroportos do país cheguem com duas horas de antecedência para evitar atrasos.

Foto Ilustrativa. Crédito: Reprodução/ Creative Commons

Foto Ilustrativa. Crédito: Reprodução/ Creative Commons

Já no Rio de Janeiro e em São Paulo, a medida, que só era exigida em voos internacionais, tem causado muitos transtornos, tanto no aumento das filas, quanto e a perca de voos nesta segunda- feira. Na cidade paulista, mais de 50 passageiros perderam o voo antes das 7h  por não conseguirem chegar à área de embarque. Segundo o informativo divulgado no portal da Infraero, os passageiros deverão passar pelos seguintes procedimentos antes do embarque:

    • Passagem pelo pórtico;
    • Revista física (ou passagem pelo scanner corporal);
    • Retirada de notebook da bagagem de mão;
    • Revista de bagagem de mão pelo equipamento de Raios X;
    • Abertura de bagagem de mão para inspeção

Leia o comunicado na íntegra:

“A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) está acompanhando a adoção dos novos procedimentos de inspeção para voos domésticos neste primeiro dia de vigência das novas medidas. Foram observados impactos específicos em alguns terminais, com maior reflexo no aeroporto de Congonhas (SP). O órgão regulador está em contato com o operador aeroportuário a fim de identificar problemas e soluções a serem implementadas. A Agência lamenta o incômodo observado hoje em alguns terminais e pede a compreensão dos passageiros impactados, tendo em vista que a adoção desses procedimentos tem como único objetivo zelar pela segurança de todos os passageiros e seus familiares no transporte aéreo brasileiro.

A ANAC recomenda que os passageiros cheguem ao embarque com duas horas de antecedência e sugere que, àqueles que embarcarem com notebooks retirarem antecipadamente esses equipamentos da bagagem de mão, assim como cintos, relógios e objetos metálicos antes da passagem pelo pórtico (Raios X), para colaborar para que o processo seja feito com mais celeridade. Nesse período de férias e com a proximidade dos Jogos Olímpicos, a demanda pelo transporte aéreo naturalmente aumentará, o que exige organização maior dos operadores aeroportuários e companhias aéreas e a colaboração dos passageiros.”

Author: Juliana Freire

Compartilhe este post