Os encantos da Cidade Luz

aparis8

É sempre maravilhoso rever Paris,  mesmo num clima diferente. Desde o aeroporto às principais ruas da cidade, chama atenção o grande número de policiais armados com metralhadoras, atentos a cada detalhe. Nesta semana, assisti a dois episódios. O primeiro, no Aeroporto de Orly, que ficou fechado por meia hora, após ser encontrada uma bolsa sem dono. Depois, o Metrô teve todos os passageiros retirados da estação, igualmente pelo perigo de uma bomba. Nos principais pontos turísticos, então, a presença policial impressiona.

Nas lojas, todas as pessoas são revistadas na entrada e têm que mostrar as bolsas. Dois detalhes que chamam a atenção e mostra que a crise também atinge a França. Aumentou de forma geométrica o número de pessoas morando nas ruas, outras pedindo esmolas.

Nesta viagem, fui conhecer três atrações. O Instituto do Mundo Árabe, que não tem nada de especial, a não ser a cobertura com uma vista deslumbrante da cidade e seu excelente restaurante, de comida árabe é claro.

Depois a Fundação Louis Vuitton, um projeto de Frank Gehry com uma arquitetura impressionantemente ousada. No interior, a coleção privada de arte de Bernanrd Arnault, presidente do maior conglomerado de luxo do planeta. Foi uma das construções mais caras poro metro quadrado da história

Por fim o mercado Cour St-Emilion. Construído no local onde ficava o maior mercado de vinho do mundo, fica em Bercy e é de um charme completo. Mistura dezenas de lojas com restaurantes, incluindo filiais de alguns dos mais famosos de Paris.

Author: João Alberto

Compartilhe este post