Restaurante Varanda, em Noronha, é destaque em premiação

A repórter viajou a convite de Auricélio Romão

Crédito: Thayse Boldrini/DP

Auricélio Romão comanda com maestria dois restaurantes na ilha: Cacimba e Varanda – Crédito: Thayse Boldrini/DP

Fernando de Noronha: Na ilha, já considerada a melhor da América do Sul pelo TripAdvisor, há aqueles que moram e os que vivem Noronha. O chef Auricélio Romão é desses que, a cada dia, se encanta mais pelo paraíso que escolheu para trilhar seu caminho há mais de uma década. Natalense, ele desembarcou em Fernando de Noronha em 2013, logo após concluir o curso de gastronomia entre os primeiros colocados da graduação. Fez uma entrevista para a Pousada Maravilha, passou e aí deu início à sua história perante as caçarolas. De lá, assumiu o cargo de chef da Pousada Zé Maria, onde recebeu inúmeros elogios por longos quatro anos, para então decidir realizar um sonho: ter seu próprio restaurante, o Varanda. O endereço, localizado na Vila do Trinta, completa sete anos, sendo um dos mais badalados da ilha, reunindo no cardápio peixes, frutos do mar e delícias tipicamente nordestinas.

Crédito: Rodrigo Valença/Divulgação

Crédito: Rodrigo Valença/Divulgação

Crédito: Rodrigo Valença/Divulgação

Crédito: Rodrigo Valença/Divulgação

Auricélio cuida de tudo nos mínimos detalhes. Desde a decoração, garimpada em viagens mundo afora, até a elaboração dos pratos, na qual chega a ser minuciosamente criterioso, e a seleção do estafe, formada por jovens garçons. Frequentemente é visto circulando pelos salões do restaurante com um emblemático sorriso no rosto, daqueles que mostra a paixão pelo o que faz. “Quando eu idealizei o Varanda, pensei em casa de praia, em receber os amigos e fazer com que eles se sentissem em casa. O restaurante é um dos poucos da ilha que tem uma vista incrível para o mar e um dos sonhos que ele já me deu foi fazer parte da Associação da Boa Lembrança”, explicou Auricélio.

Gratinado de Frutos do Mar - Crédito: Rodrigo Valença/Divulgação

Gratinado de Frutos do Mar – Crédito: Rodrigo Valença/Divulgação

Prato da Boa Lembrança: Gratinado de Frutos do Mar

Prato da Boa Lembrança: Gratinado de Frutos do Mar

Falando em Boa Lembrança, o prato Gratinado de Frutos do Mar, que leva camarão, peixe, polvo, lula e mexilhões, envolvidos em arroz e creme de queijo maçaricados com queijo coalho, está entre os três finalistas dos mais vendidos do Brasil. Para se ter uma ideia, são comercializados, em média, mais de 30 gratinados por dia, incluindo uma logística de a cada 15 dias desembarcar sete caixas de pratos da Boa Lembrança na ilha. No próximo dia 16 de setembro, Auricélio embarca para Curitiba para sua primeira reunião dos associados, com a missão de preparar um jantar com Cesar Santos, Monica Rangel e Teresa Paim, levando na bagagem cerca de 50kg de peixe fresco da ilha. “Quero mostrar o mar de Noronha”, brincou.

A famosa mesa da árvore do Varanda é ponto de encontro de amigos e conversas - Crédito: Rodrigo Valença/Divulgação

A famosa mesa da árvore do Varanda é ponto de encontro de amigos e conversas – Crédito: Rodrigo Valença/Divulgação

Na área externa do Varanda, fica a famosa “mesa da árvore”, onde o chef costuma reunir os amigos para um brinde ou até arriscar novas criações. Ao entrar no restaurante, o turista caminha por um percurso repleto de pratos da Boa Lembrança, da coleção do chef que colore o espaço, até chegar ao salão e se deparar com a famosa varanda e uma vista surpreendente para o Morro do Pico. Por lá, já passaram muitos famosos, como Bruno Gagliasso, Giovanna Ewbank, Paula Fernandes, Marina Ruy Barbosa, Carol Castro, e agora, se tornou cenário oficial da badalada Feijoada do Kadu, festa comandada pelo blogueiro Kadu Dantas no fim do ano para reunir as celebs que estão pela ilha. Podem anotar: dia 29 de dezembro tem mais uma edição confirmada e promete dar o que falar.

Crédito: Rodrigo Valença/Divulgação

Crédito: Rodrigo Valença/Divulgação

Além do Gratinado de Frutos do Mar, o cardápio é repleto de delícias que atendem a todos os gostos. A Paella é um dos pratos que tem uma enorme procura, assim como o Bobó de Lagosta, o Confit de Bacalhau, e o Linguini Sabor Noronha.

Paella preparada por Auricélio - Crédito: Thayse Boldrini/DP

Paella preparada por Auricélio – Crédito: Thayse Boldrini/DP

Ainda na lista dos mais pedidos, a entradinha de iscas de filé não deixa a desejar. No quesito sobremesa, o brownie de chocolate branco com sorvete lidera o ranking, seguido pelo pastel Romeu e Julieta e a Cartola Noronhense. A visita, sem dúvidas, é uma das mais agradáveis, e vale a dica: aprecie o pôr-do-sol da Varanda. É de encher os olhos!.

Crédito: Thayse Boldrini/DP

Pastel Romeu e Julieta é uma das sobremesas mais pedidas – Crédito: Thayse Boldrini/DP

Leia também:
–  Personalidades inspiram pratos do Cacimba Bistrô em Noronha
– Os passeios mais procurados em Fernando de Noronha

 

 

Author: Thayse Boldrini

Compartilhe este post