Geneton Moraes Neto morreu no Rio de Janeiro

Geneton Moraes Neto/TV Globo/Divulgação

Geneton Moraes Neto/TV Globo/Divulgação

Uma notícia muito triste: O jornalista Geneton Moraes Neto morreu hoje) no Rio, aos 60 anos. Ele estava internado desde maio. Deixa viúva, duas filhas e netos. Era meu amigo, desde o tempo em que convivemos juntos na redação do Diario de Pernambuco. Depois, encontrei-o várias vezes, no Recife, no Rio e também em Londres, Paris e Berlim, onde ele fazia reportagens.

Com mais de 40 anos de carreira no jornalismo, Geneton era um apaixonado pelo exercício da reportagem, função que ele afirmava ser a “realmente importante” no jornalismo. Trabalhava na Globo desde o início dos anos de 1980.

Ele começou sua carreira no Diario de Pernambuco, começando no suplemento Junior, quando mostrou seu talento e foi contratado como repórter pelo jornal.

Pernambucano, nasceu, como gostava de enfatizar, “numa sexta-feira 13 [de julho], num beco sem saída, numa cidade pobre da América do Sul: Recife”. Saiu do referido beco sem saída para ganhar o mundo fazendo jornalismo. Seus primeiros passos na profissão foi aos 13 anos de idade, escrevendo artigos amadores para o “Diário de Pernambuco” onde, poucos anos depois, conseguiu seu primeiro emprego.

Geneton entrevistou seis presidentes da República, três astronautas que pisaram na Lua, os prêmios Nobel Desmond Tutu e Jimmy Carter, os dois militares que dispararam as bombas sobre Hiroshima e Nagasaki, a mais jovem passageira do Titanic e o assassino de Martin Luther King, entre muitos outros personagens históricos.

Geneton Moraes Neto publicou diversos livros, dentre eles “Hitler/Satalin: o Pacto Maldito”, “Nitroglicerina Pura”, “O Dossiê Drummond: a Última Entrevista do Poeta”, “Dossiê Brasil”, “Dossiê 50: os Onze Jogadores Revelam os Segredos da Maior Tragédia do Futebol Brasileiro”, “Dossiê Moscou, “Dossiê História: um repórter encontra personagens e testemunhas de grandes tragédias da história mundial” e “Dossiê Gabeira”.

Author: João Alberto

Compartilhe este post