A maravilhosa Fundação Louis Vuitton em Paris

Fotos: Sheila Wanderley

aaviton30

Uma das maiores atrações turísticas de Paris atualmente é a Fundação Louis Vuitton, um espaço de arte contemporânea, com uma arquitetura capaz de causar impacto a qualquer visitante. Fica junto do Jardin d’Acclimatation, um dos mais belos de Paris, que, aliás, justifica uma visita depois de estar no museu. A entrada no jardim é pago, mas quem for à Fundação tem acesso gratuito. O Espaço inaugurado em 2014 leva o nome do estilista francês Louis Vuitton, e está localizado em um dos mais charmosos endereços de Paris em um majestoso prédio projetado pelo arquiteto Frank Gehry. é um lugar dedicado às artes mostrando obras de mais de 100 artistas da França e do mundo todo e exposições sazonais, o que faz do ambiente ainda mais atrativo a cada visita que se faça. Para se ter uma ideia, o edifício foi o mais caro construído no mundo por metro quadrado.

aavitor40

Apesar da diversidade de interpretações, a obra de Frank Gehry parece uma grande embarcação, onde 12 painéis ondulados de vidro, dão a ideia de serem as suas velas. O arquiteto ainda por cima homenageou o Grand Palais, usando os mesmos materiais – vidros e aço. A estrutura interna, com suas paredes de titânio são visíveis do exterior, onde lascas de madeira misturam-se com os outros elementos.

A ideia surgiu em 2006 e em apenas dois anos, a LVMH já havia recebido da Prefeitura a concessão por 55 anos de uma área de 11.700 m2, exatamente no parque mais antigo de Paris – Le Jardin  D Aclimatation. em pleno Bois de Boulogne. Em paralelo, o mais ousado arquiteto da atualidade, o criador do Guggenheim de Bilbao, Frank Gehry já estava contratado para elaborar o novo museu.

aaviton18

O quase octogenário arquiteto tinha um grande desafio pela frente. Harmonizar sua arrojada inspiração à elementos que se distanciam da ousadia. Os verdes dados pela Natureza e o lazer oferecido pelo parque de um lado, o outro a Paris do século XXI, representada pelos modernos prédios do La Defense. Discretamente a obra foi se concretizando ao custo de  milhões de euros e algumas dores de cabeça dadas pelas reclamações dos parisienses. Mas nada impediu que em outubro de 2014, todos os holofotes se virassem para o novo grandioso espaço

aaviton5

A Fundação Louis Vuitton tem um auditório, e um excelente restaurante francês que está aberto para almoço e jantar. E, claro, a lojinha de lembranças. A Fundação é um lugar, simplesmente, incrível e único da arquitetura mundial.

aaviton16

 

Pode-se chegar lá de Metrô. A estação Les Sablons fica a 10 minutos a pé da entrada da Fundação. Mas existe uma opção melhor. Um ônibus elétrico da Fondation que liga a Fundação ao Arco do Triunfo e que cobra 1 euro por viagem. Uma boa dica é comprar o ingresso pela Internet (custa 20 euros), o que garante entrada exclusiva, sem enfrentar a gigantesca fila que se forma o dia inteiro.

aaviton15

aaviton14

Obra de arte do acervo da Fundação

Obra de arte do acervo da Fundação

aaviton9

Outra obra de arte do acervo da Fundação

aaviton8

aaviton4

aaviton3

Vista do  Jardin  D Aclimatation

aavitonaavito0n12

O jardim da Aclimation

Le Jardin  D Aclimatation

 

Author: João Alberto

Compartilhe este post