Dieta Cetogênica: uma forma rápida para perder peso

Imagem ilustrativa - Crédito: Reprodução/Organic Lifestyle

Imagem ilustrativa – Crédito: Reprodução/Organic Lifestyle

Comer gordura para queimar gordura. Já pensou nisso? Parece estranho, mas esta é a proposta da chamada Dieta Cetogênica. Nela, os carboidratos, que são a fonte primária de energia do corpo, são cortados do cardápio. Assim, naturalmente, o organismo passa a usar a gordura do corpo e dos alimentos como fonte de energia, aumentando o metabolismo e, consequentemente, gerando a perda de peso.

A dieta é baseada em um alto teor de gorduras, proteínas em níveis moderados e o mínimo de carboidratos. Obviamente, as gorduras utilizadas na dieta são as boas, como óleos prensados, azeites, castanhas e oleaginosas. Frutas e algumas verduras, além de ovos e chás, estão permitidos. Estão proibidos pães, macarrão, arroz, doces, bolos e todos os outros carboidratos.

Karina Morais/Esp.DP. Coluna Social

Virgínica Campos – Crédito: Karina Morais/Esp.DP. Coluna Social

A Cetogênica permite uma perda de peso com rapidez e a manutenção da massa magra. Algumas pessoas chegam a perder 5kg em uma semana. É muito utilizada para mudar e dar um “gás” na rotina. “O melhor é que seja feita por apenas 15 dias. É uma boa dieta para quem precisa de um ‘up’ no emagrecimento. Pode ser feita de forma cíclica, com pausas, mas não contínua, por ser muito restrita”, explica a nutricionista Virgínia Campos.

Imagem ilustrativa - Crédito: Reprodução/Organic Lifestyle

Imagem ilustrativa – Crédito: Reprodução/Organic Lifestyle

Este tipo de dieta não funciona para todo mundo. Pessoas que têm problemas renais ou hepáticos são contraindicadas. Além disso, por ser monótona, muitas pessoas não conseguem cumprir o programa. “Não são todos os pacientes que conseguem fazer. A dieta é uma ótima estratégia de emagrecimento, mas deve ser feita de acordo com o tipo e o objetivo de cada pessoa. É uma mexida temporária na dieta, mas não funciona como reeducação alimentar”, ressalta Virgínia.

Para fazer a Dieta Cetogênica é preciso de um acompanhamento especializado para poder saber exatamente quais os alimentos permitidos e os proibidos. Seguindo as orientações corretamente e com persistência, a Cetogênica é uma ótima opção para perder peso de forma rápida e saudável.

Compartilhe este post