Regina Casé ganha prêmio de Melhor atriz no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

Regina Casé. Crédito: João Pedro Januário/Rede Globo

Regina Casé.
Crédito: João Pedro Januário/Rede Globo

Contemplado com cerca de 20 láureas internacionais desde sua primeira projeção pública, nos EUA, no Festival de Sundance de 2015, Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert, adicionou mais sete troféus ao seu rol de conquistas, na noite de terça, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, na festa de entrega do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Esta dramédia familiar sobre uma empregada doméstica às voltas com o regresso de sua filha venceu nas categorias Filme, Diretor, Atriz (Regina Casé), Atriz Coadjuvante (Camila Márdila), Roteiro Original, Montagem e Júri Popular.

O cinema pode ser um instrumento de transformação social“, disse Anna no palco, saudando o Rio pela escolha de Marcelo Freixo para o segundo turno das eleições à Prefeitura e lamentando a situação de São Paulo pela eleição de João Doria Jr., num gesto que marcou o tom político da cerimônia.

Sob gritos de “Fora Temer!”, do início ao fim, o Grande Prêmio deu ainda cinco láureas a Chatô – O Rei do Brasil, de Guilherme Fontes: Roteiro Adaptado, Figurino, Maquiagem, Direção de Arte e Ator, para Marco Ricca.

Na categoria documental, o melhor filme foi Chico – Artista Brasileiro, de Miguel Faria Jr. A melhor animação foi Até Que a Sbórnia Nos Separe, de Otto Guerra, que divertiu a plateia com seu discurso.

Animação adulta brasileira é que nem poesia: todo mundo gosta, mas…“, alfinetou Otto, em alusão ao baixo público do formato.

Igualmente divertido foi o discurso do veterano Domingos Oliveira ao receber o Grande Prêmio de Melhor Comédia por Infância: “Cheguem logo aos 80 anos, pois com essa idade você começa a ganhar todos os prêmios“, brincou o cineasta, ao receber seu troféu das mãos de Manoel Rangel, todo-poderoso presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), no ápice da festa, que homenageou o diretor Daniel Filho e a cantora Cássia Eller.

Author: João Alberto

Compartilhe este post