Conheça os vários tipos de perfumes

Pewrfumes/Divulgação

Pewrfumes/Divulgação

A cada dia surgem no mercado novas opções de tipos e fragrâncias para as pessoas que querem estar perfumadas. Certos cheiros são marcas registradas de pessoas, situações, lugares, épocas.

Esses produtos são classificados de acordo com a concentração de perfume ou óleo essencial presentes em sua fórmula. Quanto maior for a concentração de fragrância, maior será a sua tenacidade na pele.

Eliane Bonani,expert em perfumes, dá algumas dicas sobre qual tipo de fragrância utilizar e em quais situações.

Eau de Cologne ou Colônia Splash geralmente possuem baixa concentração de perfume, em torno de 2% a 5%. Algumas já se apresentam a 8%. “São bastante populares em regiões quentes e usadas no dia-a-dia, como uma prolongação do frescor do banho. Costumam ser reaplicadas durante o dia”, explica.

Deocolônias, Colônias ou Eau de Toilette, têm a concentração de perfume variado de 8% a 12%. “Trata-se do tipo mais conhecido no Brasil e são aquelas usadas para ‘sair’, é a opção que costuma expressar uma identidade. ”

Eau de Parfum ou Parfum tem a concentração de perfume variando de 12% a 20%. Eliane explica que “estes costumam ter o preço mais elevado e são mais usualmente encontrados na perfumaria internacional, apesar dos fabricantes nacionais já oferecem boas opções neste formato. ”

Além disso, temos o chamado Perfume Extrato ou Concentrado, que apresenta dosagens acima de 20%, podendo chegar a 30%. “Nesse caso o uso é recomendado para ocasiões super especiais, já que são como as joias da perfumaria.”

Quanto à aplicação, Madame Chanel foi a primeira a indicar os segredos de se perfumar e recomendou áreas específicas do corpo: pulsos, nas dobras dos braços, pescoço, colo, onde estão os pontos de pulsação, que se aquecem com a batida do coração e, por isso, exalam mais o perfume.

 

Author: João Alberto

Compartilhe este post