Organizadores anunciam o cancelamento da Fliporto 2016

Fliporto - Crédito: Reprodução/Facebook

Fliporto – Crédito: Reprodução/Facebook

A 12ª edição da Feira Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), que aconteceria entre os dias 2 e 4 de dezembro, em Olinda, foi cancelada. O comunicado sobre a suspensão da feira foi divulgado nesta quarta-feira, assinado pelo produtor-executivo do evento, Mário Santos, e pelo responsável pelo Conselho Cultural, Antônio Campos.

O texto alega que o cancelamento foi motivado pela falta de recursos próprios e também do governo do estado e dificuldades propostas pela Prefeitura de Olinda. “Em um ano de muitas adversidades econômicas, tornou-se imprescindível o apoio do Governo do Estado para a execução do projeto. Porém, não foi possível obter tais recursos, por não termos conseguido sequer protocolar o projeto, ante negativa de recebimento, o que inviabiliza, de forma decisiva, a realização do evento”, diz a nota.

Antônio Campos, curador da Fliporto - Crédito: Marcelo Soares/Esp. DP/D. A Pres

Antônio Campos, curador da Fliporto – Crédito: Marcelo Soares/Esp. DP/D. A Pres

Em 2016, a Fliporto iria homenagear os 150 anos do escritor Euclides da Cunha, de Os Sertões, com o tema Literatura e Realidade. Veja a nota completa dos organizadores:

“Nota da Fliporto
 Vimos, pela presente, comunicar que a Festa Literária Internacional de Pernambuco – Fliporto, que chegaria à sua 12ª edição neste ano, foi cancelada para 2017. O evento aconteceria de 2 a 4 de dezembro, em Olinda, o tema seria “Literatura e Realidade” e homenagearia os 150 anos de nascimento do escritor Euclides da Cunha, autor do clássico “Os Sertões”. Em época de seca prolongada que castiga o Estado, de fanatismos religiosos e extremismos no mundo, de distanciamento do Brasil real do Brasil oficial, o tema é mais do que atual.

Por outro lado, estimamos executar o já, internacionalmente, reconhecido projeto, em 2017, que chegou a contar com mais de 120 mil visitantes em uma única edição, o que reforça a sua importância para o Turismo e a Cultura do Estado e do Nordeste, cujos detalhes anunciaremos em março/2017.

Em um ano de muitas adversidades econômicas, tornou-se imprescindível o apoio do Governo do Estado para a execução do projeto, neste ano. Porém, não foi possível obter tais recursos, por não termos conseguido sequer protocolar o projeto, ante negativa de recebimento, o que inviabiliza, de forma decisiva, a realização da Festa Literária Internacional de Pernambuco – Fliporto, nesta edição.

A última edição da Fliporto foi realizada, em 2015, no Colégio São Bento, local privado, que foi locado, ante também dificuldades colocadas pela Prefeitura de Olinda, à época, na obtenção das licenças necessárias para a realização do evento na Praça do Carmo, o que onerou o evento. Quando acontecia na Praça do Carmo tínhamos que bancar a conservação da área e até mesmo limpeza, o que é atribuição da Prefeitura.

A Fliporto espera, ante um possível melhor ambiente econômico e tendo um prazo mais elástico para captação de recursos e viabilização de parcerias, trazer, em 2017, uma Fliporto ainda mais vigorosa e renovada, em respeito ao seu público e aos seus admiradores.”

Compartilhe este post