Felipe Carreras: “O hub da Azul tornou Pernambuco uma vitrine para os voos internacionais”

Felipe Carreras: “O hub da Azul tornou Pernambuco uma vitrine para os voos internacionais”

Quem acompanha o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras – seja pela mídia ou através de suas redes sociais – vê que ele não para. São reuniões, viagens, encontros importantes – no Recife, no Brasil ou no exterior – que já trouxeram um saldo bem positivo para o setor em nosso estado. Para citar alguns feitos, nos últimos dois anos, Pernambuco se conectou com várias outras cidades brasileiras com a chegada do hub da Azul. Também “ficou mais próximo” de vários países com a confirmação de novos voos internacionais para Argentina, Uruguai, Itália, Cabo Verde e Estados Unidos. Fora alguns outros que estão encaminhados e devem entrar no nosso noticiário em breve. Ele conversou sobre estas e outras ações, bem como analisou o cenário do turismo no estado para o colunista João Alberto, na seção bate-bola, publicada na coluna do Diario de Pernambuco de hoje. Confira a entrevista na íntegra: 

Crédito: Hesíodo Goes

Crédito: Hesíodo Goes

Qual a principal meta da Setur para 2017?
O turismo é uma janela de oportunidades. Nos últimos dois anos, aumentamos o número de turistas, passando de 5,3 milhões turistas em 2014 para 5,6 milhões em 2016, um incremento de 6,1%. Crescemos em conectividade aérea com o hub da Azul e mais sete voos internacionais para Argentina, Uruguai, Itália, Cabo Verde e Estados Unidos. Construímos a campanha mais admirada do País, a “Pernambuco, Coração do Nordeste”.. Queremos impulsionar nossa conectividade aérea e o turismo interno, para que o pernambucano conheça Pernambuco. Vamos trabalhar para entregar obras importantes em todas as regiões.

Como vinda do hub da Azul impactou o estado?
Foi uma das principais conquistas do Governo de Pernambuco na área do turismo nos últimos anos. Passamos de 12 destinos diretos para 25, além de Jericoacoara e Mossoró, que começam a operar nos próximos meses, e Serra Talhada, até o final do ano. Além do aumento no número de turistas, o hub tornou Pernambuco uma vitrine para os voos internacionais, pois essas operações podem ser alimentadas por todos os estados do Nordeste, sem a necessidade de passar por São Paulo, Brasília ou Rio de Janeiro, como costumava acontecer.

Avião da Azul/Divulgação

Avião da Azul/Divulgação

Existe ainda possibilidade do hub da Latam vir para o Recife?
Não cabe a gente decidir, mas não temos dúvida nenhuma que já éramos o estado mais preparado, agora estamos mais capacitados ainda. Acredito que a Latam não encontrará motivos técnicos para não nos escolher. Apresentamos todo o material solicitado e estamos aguardando.

Como será o esquema de Carnaval?
O Governo de Pernambuco está fechando o orçamento para o Carnaval até a próxima semana. Nossa intenção é apoiar o máximo de municípios possível, mas é preciso entender que a situação econômica nos limita neste sentido. O governador Paulo Câmara já deixou claro que só vai contratar artistas pernambucanos para os dias de festa. O edital, inclusive, já foi lançado.

Jornalistas de outros estados virão cobrir o carnaval?
A vinda de jornalistas de fora de Pernambuco é muito importante porque apresenta nosso Carnaval para o país e para o mundo. Vamos trazer jornalistas novamente, sendo um da Argentina, um do Uruguai e pelo menos seis do Brasil, principalmente dos destinos emissores. Eles já foram convidados e devemos ter a resposta já na próxima semana.

Crédito: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press

Crédito: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press

Quais serão os novos voos internacionais?
Estamos negociando com algumas companhias para aumentarmos nosso número de destinos internacionais. Já me reuni com os diretores da Air Europa algumas vezes para fechar um voo direto para a Espanha, um dos principais países emissores de turistas para o Brasil. Também estamos negociando frequências para Cuba, Colômbia, Chile e Peru. E mais voos para a Argentina.

Como está a situação do Mirabilândia?
Existia um acordo assinado pela empresa, em junho de 2014, em desocupar o espaço em 31 de janeiro de 2016, o que não ocorreu. O parque está construindo um novo espaço em outro município e nos pediu até março deste ano para concluir as obras e fazer a transferência dos equipamentos. Aceitamos a negociação para mantermos os empregos das pessoas que trabalham no local e estamos aguardando o prazo ser finalizado. Vamos ser rígidos no cumprimento do que foi acordado.

Municípios com potencial turístico terão incentivo do governo?
No último ano, a Secretaria de Turismo trabalhou junto aos municípios pernambucanos para que eles se inscrevessem no mapa do turismo, do Ministério do Turismo. Conseguimos inscrever 54 cidades com vocação turística do Estado. Estamos com ações de estruturação em: Tamandaré, Itamaracá , Olinda, Recife, Bonito, Igarassu, Fernando de Noronha, Lagoa Grande, Goiana, Ipojuca e Gravatá Ainda temos a primeira fase do Eixo Estruturados Cicloviário, que está criando em espaço exclusivo para ciclistas do Marco Zero até a Fábrica Tacaruna, e a Rota de Cicloturismo, no Agreste.

Os cruzeiros marítimos no Recife podem aumentar?
Estamos atentos ao mercado de cruzeiros, que movimenta bilhões de dólares anualmente em todo o mundo. Participei da Feira Cruise Shipping Miami para buscar soluções para aumentarmos a quantidade de embarcações que chegam ao Recife anualmente. Porém, existe o desafio das taxas portuárias, que são muito altas. Enquanto o Governo Federal não rever a sua atuação nos portos, será muito difícil o Brasil desenvolver este tipo de turismo em sua plenitude.

Crédito: Hesiodo Goes/Seturel-PE.

Crédito: Hesiodo Goes/Seturel-PE.

Obras prioritárias com recursos do Prodetur?
Não costumo fazer distinção nas obras da secretaria. Para mim, todas são prioritárias. Precisamos começar e entregar no prazo informado. Claro que algumas vezes não é possível, mas trabalhamos muito para que os prazos sejam cumpridos e as obras sejam úteis e de qualidade. Temos várias obras em execução no Estado. Vamos entregar todas elas, pois serão atrativos que podem impactar diretamente na captação de turistas ou contribuir para que o local tenha uma maior estrutura.

Quais os países que terão prioridade para ações de divulgação do estado?
Todos os países que possuímos voos diretos. Vamos trabalhar os mercados da Argentina, Uruguai, Alemanha, Estados Unidos, Cabo Verde, Itália e Panamá. Além é claro, Portugal, lembrando que no dia 19 de abril vamo comemkorar os 50 anos do voo da TAP Recife-Lisboa.

Como se encontra a situação da Arena Pernambuco?
A Arena de Pernambuco chegou ao final do ano batendo todas as suas metas. Se falarmos que ela está dando lucro para o Estado, estaríamos faltando com a verdade, mas o custo diminuiu consideravelmente e sem perder a qualidade. Diminuímos de aproximadamente R$ 2 milhões o custo fixo mensal para menos de R$ 1 milhão. Vamos lançar o edital de licitação para contratar uma empresa que fará o estudo de viabilidade para saber qual a melhor forma de o Governo de Pernambuco realizar a gestão do equipamento.

Author: Tatiana Sotero

Compartilhe este post