Rômulo Meneses: “O Galo não pode deixar de inovar e crescer em todos os sentidos”

O Galo da Madrugada é a cara do carnaval pernambucano. E uma das faces do nosso Galo é a de Rômulo Meneses. Se você não o reconhece pelo nome, vai lembrá-lo pela foto, pelo sorriso e pela empolgação nas entrevistas que sempre dá à imprensa sobre os preparativos e no grande dia do desfile. Foi ele um dos que saiu pela primeira vez no bloco, em 1978, junto a outros 75 foliões encapuzados, sem ter ideia que o Galo ficaria famoso e chegaria até ao Guiness Book, como o maior bloco de rua do mundo. É Rômulo quem preside a agremiação e comanda uma equipe gigante para colocar na rua o personagem mais famoso da folia do nosso estado, preservando uma tradição que completa, em 2018, 40 carnavais. Pertinho do grande dia, Rômulo concedeu entrevista à nossa equipe. Falou sobre os preparativos para colocar o bloco na rua, seus carnavais mais marcantes, os desafios e mais. Confira a entrevista completa que foi publicada na coluna João Alberto deste fim de semana.  

 

Crédito: Marcelo Soares/Esp DP/D. A Press

Crédito: Marcelo Soares/Esp DP/D. A Press

1- Qual o principal desafio de comandar a organização de um evento do porte do Galo da Madrugada?
Os principais desafios, como a gestão de qualquer organização, são: manter um controle rígido das despesas em relação à receita; manter os colaboradores comprometidos e motivados; atender as expectativas de nossos clientes, os foliões e admiradores em geral; defender e fortalecer a cultura popular de Pernambuco e manter nossos patrocinadores satisfeitos com os investimentos realizados no Galo.

Crédito: Paulo Paiva/DP

Crédito: Paulo Paiva/DP

2- O que você acha que foi decisivo para o Galo chegar aonde chegou?
Sempre atender, ou mesmo superar, as expectativas de nosso admiradores (foliões , fãs, etc. ) e de nossos patrocinadores. Nossos lemas são “Carnaval Participação” , “Cultura com Cidadania”, além da defesa da diversidade cultural de Pernambuco e valorização de nossas tradições festivas: nossos folclore e ritmos, nossas fantasias, músicas e nossos músicos.

Crédito: Reprodução onordeste.com

Crédito: Reprodução onordeste.com

3- Em todos estes carnavais, tem algum, em especial, que te marcou?
O primeiro desfile que deu origem ao Galo em 1978. Seria como o “big bang” do Universo. Conhecemos a história, vemos o Galo, mas não sabemos explicar com certeza, pelo menos até o momento, como esse fenômeno social de expansão ocorreu e se mantém. Além disso, o desfile em homenagem ao nosso Presidente Perpétuo: Enéas, a alegria do carnaval !

Crédito: Nando Chiappetta / DP

Crédito: Nando Chiappetta / DP

4- Como é a sua rotina de trabalho na semana que antecede o Sábado de Zé Pereira e no dia mesmo do evento? Consegue curtir também?
É uma verdadeira loucura. Passamos a semana inteira trabalhando de 18 a 20 horas. Não conseguimos dormir direito e ficamos sem dormir praticamente as duas noites que antecedem o grande desfile. O Galo tem cerca de 200 diretores de desfile que atuam com muito amor e garra para conduzir nosso desfile e obter os melhores resultados. O fato é que conseguimos curtir mais ao ver o sucesso da realização de meses de trabalho: muita alegria, muita gente e paz. Além disso, no final do dia, lá pelas 22h, quando realizamos um balanço geral e vemos que tudo começou e terminou conforme planejado.

Ariano ladeado por Rodrigo e Rômulo Meneses - Crédito : Nando Chiappetta/DP/D.A Press

Ariano ladeado por Rodrigo e Rômulo Meneses em 2014,ano em que recebeu homenagem do Galo. Crédito : Nando Chiappetta/DP/D.A Press

5- Como é feita a escolha dos homenageados?
Normalmente começamos com umas seis opções. Estudamos profundamente os prós e os contras de cada uma delas. Vamos afunilando até chegarmos a escolha final. Contribuições à cultura pernambucana, datas significativas, marcos históricos, entre outros, são fatores que ajudam na escolha. Acredito que temos acertado nas escolhas.

Crédito: Nando Chiappetta / DP

Crédito: Nando Chiappetta / DP

6- O que você citaria como a grande novidade do desfile do Galo deste ano?
Nossos homenageados: “Os guerreiros do frevo – Alceu Valença e Jota Michiles”. Eles contribuíram para uma excelente escolha temática de nossos carros alegóricos, com base nas principais músicas dos homenageados. Estamos criando um concurso para escolha da melhor fotografia publicada sobre nossas alegorias. Nosso objetivo é que seja divulgada pela imprensa em geral, não apenas a grandeza do Galo da Madrugada, mas toda a beleza composta pelas alegorias, fantasias de destaques e alegorias de mão. Além disso, teremos vários artistas nacionais sempre convidados por nossos artistas locais.

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

7- Em 2018, o Galo comemora 40 anos, existe algo que vocês gostariam de fazer que não foi feito ainda? Já tem algo em mente para esta edição comemorativa?
Existem muitas coisas, mas não podemos divulgar ainda. O Galo não pode deixar de inovar e crescer em todos os sentidos. Já temos blocos espelhados no Galo, em 11 estados do Brasil e até no exterior: Quebec/Canada, Ho Chi Minh/Vietnam ( imagine só !) e no Japão. Estamos ainda na fase de elaboração da lista inicial com os 6 ou 8 candidatos ao tema/homenagem para, então, escolher o finalista. Mas, sem dúvida, os 40 anos do Galo não podem ser esquecidos.

Author: Tatiana Sotero

Compartilhe este post