Galo da Madrugada, com grafite de Flávio Barra, fica pronto neste domingo

Galo da Madrugada, com grafite de Flávio Barra, fica pronto neste domingo

selo-carnaval-2017

Flávio Barra - Crédito: Arquivo pessoal

Flávio Barra – Crédito: Arquivo pessoal

O Galo da Madrugada, grande símbolo do carnaval pernambucano, está quase pronto. Desde a última quinta-feira, o jornalista, artista plástico e grafiteiro Flávio Barra, que assina Santo Forte nas Ruas, já está trabalhando na alegoria. O Galo virá em tons de vermelho e amarelo, com pontos de luz e glitter. No corpo estará a Maria, a personagem principal do trabalho do artista, com seus grandes cílios e cabelos multicoloridos. Grandes flores em alto relevo, em tons como azul e lilás, também vão compor a obra. O apresentador não esconde a alegria em participar do projeto: “É surreal e é um sonho que estou vivendo todos os dias”.

A produção do Galo deve terminar no domingo - Crédito: Marília Gouveia/Esp. DP

A produção do Galo deve terminar no domingo – Crédito: Marília Gouveia/Esp. DP

A estrutura do boneco conta com mais de 15 toneladas, e terá 30 metro s de altura. A cabeça, as asas e a cauda foram confeccionadas em cetim e lamê, também em tons de amarelo e vermelho. A equipe que trabalha na produção da alegoria conta com mais quatro artistas, além de Flávio, entre eles o mestre Tadeus, que já está em seu sexto ano no posto.

A expectativa é que a pintura esteja pronta até domingo. “A ideia é que fique pronta no domingo, mas a gente fica sempre retocando, ‘lambendo a cria'”, disse Flávio. Na quarta-feira da semana que vem as peças serão transportadas e montadas na Ponte Duarte Coelho. Na quinta-feira, o Galo já amanhece pronto.

Os detalhes do desenho do Galo - Crédito: Marília Gouveia/Esp. DP

Os detalhes do desenho do Galo – Crédito: Marília Gouveia/Esp. DP

A produção do galo conversa com o tema da decoração do Carnaval do Recife deste ano: o Grafite. Seis artistas pintaram murais pela cidade, que serão reproduzidos pelo Bairro do Recife. A decoração, pelo 16º ano, é de Carlos Augusto Lira, que falou um pouco da escolha de Flávio Barra para o trabalho: “A obra dele é mais orgânica, trabalha com as curvas. Nós pensamos que combina mais com a estética do Galo”.

A cabeça, a cauda e as asas são feitas de cetim e lamê - Crédito: Marília Gouveia/Esp. DP

A cabeça, a cauda e as asas são feitas de cetim e lamê – Crédito: Marília Gouveia/Esp. DP

Este será o 40º ano do bloco, que reúne mais de dois milhões de pessoas no sábado de carnaval. A agremiação homenageia Alceu Valença e Jota Michiles.

Leia mais:

Flávio Barra vai grafitar o Galo da Madrugada

Compartilhe este post