Edição falsa de O Globo anuncia renúncia de Temer e fechamento da Veja

A edição falsa de O Globo

A edição falsa de O Globo

O Portal Comunique-se revela que a Editora Abril e a revista Veja foram personagens de falsa campanha publicitária veiculada no também falso jornal O Globo, que circulou por São Paulo ontem. O impresso foi distribuído gratuitamente em alguns pontos da cidade com linguagem visual idêntica ao do veículo carioca e sátiras ao cenário político, Grupo Globo e aos anunciantes. O jornal tem a data de “Sábado, 1º de abril”.

No caso da Veja, o anúncio diz que há 67 anos a Editora Abril vem “mudando tudo para que tudo fique como está” e que agora a empresa faz “jornalismo sem jornalistas”. As imagens apresentam o que seria a última capa da marca. “Encerramos. A última edição da melhor revista que o Brasil teve”.

A falsa edição do jornal O Globo chegou às ruas com sátiras em reportagens e anúncios. Em oito páginas, a manchete principal fala sobre a renúncia do presidente Michel Temer (PMDB). Na falsa entrevista, o político se diz arrependido de fazer maldades e de estar em um governo ilegítimo. O impresso apresenta chamadas como “Deputados Federais receberão salário mínimo”, “Bayer-Monsanto anuncia indenização mundial” e “Bancos repartirão lucros”.

Há, ainda, o editorial falso de O Globo se desculpando por, pela segunda vez, ter apoiado o golpe. “É preciso deixar claro: apoiamos um novo golpe. Poderíamos lembrar outros casos, como a manipulação eleitoral de 1989 em favor de Collor ou a perseguição ao governador do Rio de Janeiro Leonel Brizola. Mas o resultado de nossas ações é evidente: a população brasileira perde seus direitos, a economia nacional está sendo destruída, nossas riquezas vendidas e corruptos governam o país”, afirma o texto.

A reportagem do Portal Comunique-se entrou em contato com O Globo, que chamou o falso jornal de criminoso. “Trata-se de um crime e será tratado pelo Globo como um crime. O assunto está entregue ao Departamento Jurídico da Infoglobo. O episódio ocorre dias depois de O Globo ter lançado uma grande campanha contra notícias falsas nas redes sociais. Prova que falsificações e mentiras convivem bem em qualquer plataforma. O Globo seguirá denunciando notícias falsas que desviam a atenção das pessoas e as levam a tomar decisões erradas”.

Author: João Alberto

Compartilhe este post