Aula de História do Brasil na Band

Dan Stulbach/TV Globo/Divulgação

Dan Stulbach/TV Globo/Divulgação

Dan Stulbach, no ar como o Eugênio de “A força do querer”, da Globo, estreia amanhã, na Band, ao lado da historiadora Lilia Schwarcz, a série “Era uma vez uma História”, O projeto mistura dramaturgia, documentário e entretenimento para contar fatos marcantes do Brasil no período entre a chegada da corte portuguesa, em 1808, até o fim do império.

Na produção, gravada no Brasil e em Portugal, os dois atuam como testemunhas e narradores de momentos históricos do país, em cenas reconstruídas em ambientes reais ou com animação gráfica. O cantor Lenine, o comediante Oscar Filho e o rapper Thaíde interpretam personagens importantes.

O primeiro episódio, de 1806 a 1817, começa em Lisboa, com a fuga da corte portuguesa. Dan e Lilia viram espectadores dessa medida desesperada para a manutenção do poder. A atração destaca que a história não é feita só de fatos, mas também dos seus personagens.

Eles desmistificam, por exemplo, a fama de Dom João de “comedor de coxinhas”. A vinda da família real foi o começo de uma série de mudanças que transformaram e formaram o Brasil.

O ator percorre as ruas sujas, desorganizadas, cheias de ratos e doenças do Rio antigo. Também tem o velório da Rainha Maria e as consequências que desencadearam um dos movimentos emancipatórios mais sangrentos da história do país, a Revolução Pernambucana. Um aulão de História!

Author: João Alberto

Compartilhe este post