Garanhuns recebe a terceira edição da Bienal do Livro do Agreste

A III Bienal do Livro do Agreste acontece entre os dias 17 e 21 de maio, das 9h às 21h, na Praça Mestre Dominguinhos, na cidade de Garanhuns. O evento é uma realização da Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros – Andelivros, com o apoio da Prefeitura de Garanhuns, e homenageará o jornalista garanhuense Ronildo Maia Leite, falecido em julho de 2009, e a cordelista Edilene Soares.

Imagem ilustrativa - Crédito: Divulgação

Imagem ilustrativa – Crédito: Divulgação

A terceira edição da feira contará com lançamentos de livros, palestras, debates, oficinas, concursos literários e shows para celebrar a literatura, os escritores do Brasil e, em especial, de Pernambuco, além de atividades gratuitas. O jornalista Francisco José marcará presença na abertura do evento e participará da mesa-redonda sobre o homenageado, o também jornalista Ronildo Maia Leite, com quem trabalhou.

Francisco José - Crédito: Arquivo pessoal

Francisco José – Crédito: Arquivo pessoal

O escritor Raimundo Carrero ministrará a oficina de Criação Literária e apresentará os segredos da ficção, através de exercícios e do estudo de escritores clássicos ou consagrados. Outra oficina programada é a “Eu, Repórter: a elaboração da notícia pelo cidadão”, a cargo dos jornalistas Sheila Borges e Diego Gouveia. A dupla de professores do Centro Acadêmico do Agreste, da UFPE, ensinará os participantes a produzir notícia conhecendo esse processo e criando um método próprio de apuração e validação da informação.

Uma Jornada Pedagógica, atividade especial para os professores, também fará parte da Bienal. Ela integrará a programação do evento, com palestras de capacitação, oficina e entrega de certificado ao final. Já os alunos da rede pública e particular de Garanhuns participarão de um concurso literário, que premiará os melhores textos com vale-livros.

Cantor Maciel Melo fará parte das atrações musicais da Bienal - Crédito: Divulgação

Cantor Maciel Melo fará parte das atrações musicais da Bienal – Crédito: Divulgação

O cantor Maciel Melo fará show e, logo após, participará de sessão de autógrafos do seu livro “A Poeira e a Estrada”, uma autobiografia com lembranças da infância vivida no Sertão. O cantor Xangai também apresentará seus maiores sucessos.

Author: Júlia Molinari

Compartilhe este post