Handler: profissional que trabalha com amor e obediência canina

Você sabe o que é um handler? Termo desconhecido por muitos, um handler é o profissional que apresenta cães em exposições de beleza. Seu trabalho é tentar, ao máximo, esconder os defeitos e ressaltar as qualidades de cada cachorro que ele exibe. É o responsável por cuidar desde a preparação, que inclui adestramento, banho e tosa, até a apresentação do cão.

Crédito: Bruno Sant'Ana

Crédito: Bruno Sant’Ana

Há cursos preparatórios para handlers e que oferecem certificados para a profissionalização oficial do interessado. Eles podem ser encontrados principalmente no Rio de Janeiro e São Paulo. Para se tornar capacitado, também há a opção de aprender com um próprio handler mais experiente.

Crédito: Bruno Sant'Ana

Crédito: Bruno Sant’Ana

Para exercer tal função, é importante que o profissional domine diversos tipos de técnicas em função da diversidade de raças e temperamentos a depender de cada cão, já que nenhum é igual ao outro e possui várias particularidades.

Crédito: Bruno Sant'Ana

Crédito: Bruno Sant’Ana

Em relação à apresentação, não é obrigatório ser um handler profissional para acompanhar os cães. Qualquer pessoa, até mesmo as crianças podem realizar a atividade, desde que o cão não ofereça risco aos demais competidores. Fica a critério dos juízes e da superintendência da exposição avaliar essa situação.

Crédito: Bruno Sant'Ana

Crédito: Bruno Sant’Ana

Em Pernambuco, o grande destaque é o Parque Cinófilo Silvio Azevedo, em Paulista, que é um dos maiores da América Latina com estrutura voltada para cães. Acontecem exposições de beleza quatro vezes por ano, comportando de 100 a 200 cachorros em cada evento.

Crédito: Bruno Sant'Ana

Kennel Clube do Estado da Paraíba – Crédito: Bruno Sant’Ana

Israel Julião, handler em Caruaru há 20 anos, explica o mercado de trabalho no estado. “É relativo. Posso dizer que é um mercado bom, mas sempre depende do handler, assim como em qualquer profissão. Tenho clientes que estão comigo há 15 anos”, afirma. “Para ser um handler, você tem que ser responsável, porque é uma vida que você está cuidando. E acima de tudo, você tem que amar os cães, só depois vem a parte financeira”, conclui Israel.

Uma exposição canina é realizada para qualificar, classificar e selecionar exemplares que tenham potencial para aprimorar a criação de cães.

Crédito: Bruno Sant'Ana

Crédito: Bruno Sant’Ana

Author: Júlia Molinari

Compartilhe este post