Conheça 11 tipos de massagem e onde encontrá-las no Recife

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

A massagem ou “massoterapia” é um dos meios mais procurados para diversos tipos de terapias físicas ou mentais. A principal característica dessa prática é a capacidade de manipulação do corpo do outro por meio do toque, realizada por um especialista. Os vários tipos de massagens existentes remetem, muitas vezes, a resultados também diferentes. Confira alguns deles:

– Massagem sueca ou relaxante:
A massagem sueca ou relaxante pode ser feita em todo o corpo, com movimentos lentos, suaves e de baixa a média pressão, liberando ocitocina. Entre os beneficíos desta massagem, podem ser citados: combate o estresse e reduz a ansiedade; combate a depressão, porque promove a sensação de bem estar; hidrata a pele diminuindo o envelhecimento precoce; reduz a tensão e dor muscular; estimula a circulação sanguínea e linfática; elimina toxinas e resíduos metabólicos; e melhora da resposta imumológica.

– Ayurvédica:
A massagem Ayurvédica tem origem na Índia há cerca de seis mil anos e mescla deslizamentos, toques suaves e toques profundos com alongamentos e trações, para trabalhar as articulações e cadeias musculares de todo o corpo. O terapeuta pode usar mãos, cotovelos e pés. Ela é vigorosa e ajuda a liberar toxinas presas aos músculos e tecidos. Promove realinhamento postural, alivio de tensões, fortalece o sistema imunológico e tem efeitos antiestresse e antidepressivo.

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

– Com vela:
Para realizar este tipo de masagem, são necessárias velas feitas de uma cera especial e com aromas específicos. Elas são acesas e quando o produto começa a derreter é colocado sobre as áreas em que a massagem será feita. Investindo na termoterápia, a prática é feita por meio de movimentos suaves, lentos e firmes no corpo inteiro, relaxando a musculatura e proporcionando alívio das tensões e estresse. A massagem com vela melhora a circulação sanguínea, aumenta o fluxo de nutrientes, ajuda a remover as substâncias tóxicas das células que são prejudiciais ao organismo, além de aliviar a dor muscular. Não é indicada para pessoas com falta de sensibilidade ou hipersensíveis.

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

– Aromaterapia:
Juntar a aromaterapia a uma massagem tradicional é criar um tratamento que une o olfato ao tato. A massagem de aromaterapia tem o objetivo de alterar e melhorar estados de espírito, contribuindo para o alívio de vários tipos de dores e mal-estares. O terapeuta escolhe os óleos essenciais distintos, fazendo com eles a mistura aromática que irá acompanhar toda a massagem. Existem duas formas de incorporar a aromaterapia numa massagem: através da difusão no ar e colocados em recipientes ao ar livre; ou através da própria massagem. Sendo que nesta, os óleos essenciais são misturados com uma loção, creme ou óleo de massagem e aplicado diretamente no corpo.

– Drenagem linfática:
A drenagem linfática é um dos métodos mais procurados entre os tratamentos estéticos. A massagem tem movimentos realizados de forma a ativar a circulação sanguínea e linfática, desobstruindo e ativando os gânglios linfáticos. O intuito é limpar o corpo das toxinas que são jogadas nos gânglios e, depois, eliminadas por meio do suor e das fezes. A prática também uxilia na eliminação de líquidos retidos nos tecidos, tratamento de gordura localizada e celulite, além de aumentar as defesas naturais do organismo, pois ativa o metabolismo, e prevenir varizes. Não é recomendada se o paciente estiver em estado febril, com infecções, dermatites e processos alérgicos agudos.

– LomiLomi:
A massagem chamada LomiLomi tem origem no Havaí e é realizada com antebraços e as mãos, com manobras contínuas, longas e fluídas, trabalhando totalmente o corpo, que é massageado em vários lugares ao mesmo tempo, como se ondas passassem por ele. O massagista orienta o cliente a fazer respirações para otimizar os resultados. A técnica pode ser mais lenta para relaxar ou mais rápida a fim de ter efeito revigorante. Estimulação das energias, o equilíbrio das emoções, o combate ao estresse e a ativação da circulação sanguínea estão entre os benefícios reconhecidos.

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

– Redutora:
A massagem redutora é realizada com movimentos de deslizamento e amassamento profundos, seguindo um ritmo acelerado. A prática é aplicada somente em áreas específicas, como abdômen e culote. A intenção é que a gordura seja eliminada pela corrente, urina, ou fezes.

– Modeladora:
Apesar de ser uma massagem com teor estético, a massagem modeladora também é capaz de promover relaxamento e bem estar, aliviando a tensão muscular e o estresse. A técnica é realizada com movimentos mais fortes e profundos, com o intuito de atingir camadas mais profundas da pele. Ela também é eficiente contra a celulite, mas apenas nos graus leve e moderado. Podem ser usados acessórios para aumentar a intensidade da massagem como: rolos com pequenas ventosas, bolinhas com texturas, luvas com texturas, entre outros.

– Com pedras quentes:
A massagem com pedras quentes é praticada com pedras de basalto quentes em todo o corpo, incluindo rosto e cabeça, e ajuda a relaxar e a aliviar o estresse acumulado. Aumento da circulação sanguínea local devido ao calor das pedras; relaxamento profundo porque o calor alcança as fibras mais profundas da musculatura; aumento da drenagem linfática; alívio de dores musculares; diminuição do estresse e tensões; e aumento do bem-estar podem ser citados como benefícios de quem a recebe.

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

– Bambuterapia:
A bambuterapia é uma poderosa ferramenta no processo de emagrecimento, redução de gorduras localizas e serve também para ajudar a modelar o corpo, além de combater o estresse. A técnica é realizada com pequenas hastes de bambus de diferentes tamanhos e seu grande diferencial é a intensidade na eliminação das gorduras corporais. O método é ainda usado como terapia auxiliar para diversos tratamentos, levando em conta seus inúmeros benefícios.

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

– Magic Touch Detox:
Esta é a prática mais polêmica: ela promete secar de 300g a 1,5kg a cada sessão de 2h, além de eliminar celulites e desinchar todas as partes do corpo. A massagem milagrosa é criação da esteticista Flávia Medeiros e já se espalhou pelo Brasil. É um tratamento com princípios diuréticos e termogênicos, composto de quatro técnicas: esfoliação, ultrassom, massagem modeladora e máscara de argila. O procedimento é voltado para a desintoxicação corporal: a paciente elimina mais toxinas através das vias excretoras (suor e urina), limpa o organismo e perde peso. Famosas como Bruna Marquezine, Vera Viel e Sabrina Sato aderiram ao método. 

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Fizemos uma lista de clínicas de estética onde podem ser encontradas massagens na capital pernambucana:

– Contornare Estética

Endereço: Rua do Futuro, 687, bairro das Graças, Recife
Contato: (81) 3427-0892

– Clinam

Endereço: Rua Antônio Falcão, 384, Boa Viagem, Recife
Contato: (81) 98735-2309

– Sensibilité

Endereço: Rua João Eugênio de Lima, 244, Boa Viagem, Recife
Contato: (81) 3034-5936

– Slim

Endereço: Rua Amaro Albino Pimentel, 171 , Boa Viagem, Recife
Contato: (81) 3033-3366

– Magrass

Endereço: Avenida Herculano Bandeira, 428, Pina, Recife
Contato: (81) 3031-6700

– Siluets

Endereço: Rua Tenente João Cícero, 380, Boa Viagem, Recife
Contato: (81) 3048-0004

– Tonus Corpus

Endereço: Praça Miguel de Cervantes, 60, Ilha do Leite, Recife
Contato: (81) 4101-8144

Author: Júlia Molinari

Compartilhe este post