Ações e serviços para o São João de Caruaru são divulgadas pela Prefeitura

Elba Ramalho, Matheus e Kauan, Bell Marques, Dorgival Dantas, Aviões do Forró e Lenine serão algumas das atrações - Crédito: Divulgação

Elba Ramalho, Matheus e Kauan, Bell Marques, Dorgival Dantas, Aviões do Forró e Lenine serão algumas das atrações – Crédito: Divulgação

O São João de Caruaru é um dos mais procurados no Brasil e precisa de uma boa estrutura para receber todas as pessoas. Pensando nisso, a organização do evento, que começa neste sábado, divulgou as ações e serviços para a época junina deste ano de 2017. Confira:

TRÂNSITO

Um esquema especial será montado para o período junino, pela Autarquia Municipal de Defesa Social Trânsito e Transportes (Destra), em Caruaru. Algumas ruas serão interditadas parcial ou completamente nos dias de festa. A partir das 17h30 deste sábado serão interditadas as ruas: São Vicente de Paula, Cleto Campelo, Coronel Limeira, Júlio de Melo, Agnelo Dias, Capitão Newton. A Travessa Manoel Surubim será interditada por 24 horas e a praça São Vicente de Paula terá bloqueio permanente.

Dois ônibuspersonalizados no Caruaru Shopping estarão disponíveis, para realizar o deslocamento das pessoas até o centro da cidade. O Expresso do Forró custará R$ 6 com direito a ida e volta. Um total de 160 placas de sinalização também serão instaladas em torno do pátio de eventos e quatro reboques estarão de plantão, para minimizar os transtornos no trânsito nas ruas paralelas à festa.

Com o objetivo de conscientizar os motoristas e pilotos de motos sobre as medidas de prevenção de acidentes, obedecendo às leis de trânsito e evitando o uso de bebidas alcoólicas e direção de veículos, a Operação São João também contará com o SAMU, juntamente com a DESTRA, DETRAN, PRF, PM e Corpo de Bombeiros. A operação fará Blitz com abordagens educativas em vias estratégicas da cidade durante todo o mês de junho.

SEGURANÇA

A gestão dos serviços de segurança durante o evento será responsável pelo Centro de Comando e Controle Integrado (CCCI).  Representantes das secretarias de Ordem Pública, Serviço Público, Obras, Desenvolvimento Social, Saúde, Imprensa e Comunicação e Mulher, além da Fundação de Cultura e Turismo, estão presentes no CCCI, que funcionará no Centro de Operações Internas (COI), na Fundação de Cultura e Turismo. O responsável pelo espaço é o secretário de Ordem Pública, o coronel Luiz Aureliano. O CCCI funcionará nos dias de programação do Parque de Eventos Luiz Gonzaga.

A Polícia Militar terá um reforço de 10 viaturas. O planejamento da PM é ter 600 homens trabalhando por noite, nos principais dias de festa. A Secretaria de Defesa Social (SDS) contará com o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM). O esquema de segurança é o mesmo que foi utilizado nas Olimpíadas e na Copa do Mundo, nos jogos na Arena Pernambuco.

O Corpo de Bombeiros irá atuar na prevenção contra incêndio e pânico, através do Centro de Atividades Técnicas do Agreste 1(CAT/AGRESTE- 1), responsável pelas vistorias das estruturas e estabelecimentos diversos. A cidade contará com um efetivo de mais de 50 homens atuando nos polos de animação, além de combate a incêndio, primeiros socorros e salvamento.

JUIZADO DO FORRÓ

A parceria do Tribunal de Justiça de Pernambuco com a Asces-Unita e outras instituições jurídicas promove a resolução de conflitos durante a festividade com o Juizado Especial do Forró. As atividades terão início no sábado (03/06), com funcionamento no Espaço Cultural Tancredo Neves (Parque de Eventos Luiz Lua Gonzaga), das 22h às 2h da manhã do dia posterior.

SAÚDE

A Secretaria de Saúde de Caruaru contará com 357 profissionais que estarão trabalhando em sistema de revezamento durante este mês de junho, em todos os polos de animação. Equipes da Vigilância Sanitária também atuarão espalhadas por todos os polos realizando fiscalizações em restaurantes, barracas e bares.

Mais de 50 mil preservativos e material educativo para prevenção da AIDS e das doenças sexualmente transmissíveis e material impresso explicando aos visitantes da cidade onde poderão procurar atendimento em situações emergenciais serão distribuídos. As unidades de urgência e emergência, tanto do município quanto do estado, estarão funcionando com equipes de plantão 24h.

SUSTENTABILIDADE

A Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural terá algumas ações previstas para o São João de Caruaru que irão envolver mais de 50 pessoas. Entre elas, está a coleta de material reciclável durante o evento e a coleta de óleo de cozinha, plantio de mudas para compensar a pegada de carbono, campanha de educação ambiental com foco em resíduos e estímulo ao uso de carros compartilhados e bikes. Além disso, todas as lonas utilizadas em palcos, camarotes e barracas serão encaminhadas para a produção de eco bags após o evento.

FORTALECIMENTO DA CIDADANIA

O Parque de Eventos Luiz Gonzaga contará com uma ação pioneira da Secretaria de Políticas para Mulheres que vai atuar intensamente, durante o São João do mundo de Caruaru. Foram criadas três áreas de ação e os serviços já começarão a funcionar neste sábado.

Primeiro, haverá o Espaço Mulher, que atuará juntamente com o Juizado do Forró e a Polícia Civil, no tocante a qualquer tipo de violência que as mulheres possam sofrer dentro do Parque de Eventos.  Na Estação Ferroviária haverá o Cantinho das Mulheres, um ambiente lúdico voltado para famílias que forem conhecer a tradicional festa junina. 

Por fim, as mulheres também poderão melhorar a renda mensal, na Feira da Mulher Empreendedora, que funcionará no Galpão da Criatividade. Além de comercializarem peças de artesanato, as caruaruenses ainda mostrarão tudo que aprenderam no Curso de Gastronomia promovido pelo projeto Convergir Mulher. As atividades funcionarão todos os dias de festa e todas as mulheres que precisarem de atendimento serão acompanhadas gratuitamente.

Outra novidade é o Camarote da Acessibilidade, no Parque de Eventos, para idosos e pessoas com deficiência e seus respectivos acompanhantes. Ele funcionará do dia 3 ao dia 29 de junho, e contará com recursos como rampa, corrimão, piso tátil, plataforma elevatória, sala de cateterismo e banheiro químico adaptado.

Serão feitas abordagens sociais, distribuição de panfletos informativos e adesivos, além de fixação de cartazes informativos junto a comerciantes e ambulantes, taxistas, mototaxista e transporte alternativo, sobre o abuso e exploração sexual e trabalho infantil. 

LIMPEZA

Remoção de entulhos, capinação, pintura de guias, raspagem de linha d’água, varrição de ruas, catação de lixo antes e após os eventos, banho de cheiro na estação ferroviária e Parque de Eventos, além de uma coleta seletiva de lixo em parceria com a Secretaria de Sustentabilidade, serão os serviços oferecidos pela Secretaria de Serviços Urbano.

Haverá 310 banheiros químicos espalhados pelos polos de animação da festa, neste ano. Dentre eles, 10 possuem acessibilidade. No Parque de Eventos Luiz Gonzaga serão 246 banheiros para homens e mulheres, que serão instalados por trás do Forró do Candeeiro, ao lado do palco do Pátio do Forró, ao lado da Fundação de Cultura e no fim do pavilhão, na área externa do Parque de Eventos. Além disso, os banheiros químicos serão instalados no Polo Azulão, na Avenida Rui Barbosa, no Alto do Moura e na Estação Ferroviária.

 

Author: Júlia Molinari

Compartilhe este post