Veja a lista de 10 artistas brasileiros que fizeram sucesso no exterior

Anitta - Crédito: Reprodução/Instagram

Anitta – Crédito: Reprodução/Instagram

Que a cultura brasileira é rica e reconhecida mundialmente não é novidade. Mas são poucos os nomes que conseguem levá-la para fora do país e fazer sucesso, de fato, com isso. Atualmente, a cantora Anitta foi até comparada com Beyoncé por um jornal mexicano, de tamanha que está sendo a sua repercussão.  Confira uma lista com 10 artistas brasileiros que emplacaram suas carreiras para o resto do mundo:

Carmem Miranda

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Depois de explodir com a música O Que É Que a Baiana Tem?, composta por Dorival Caymmi, Carmem Miranda chegou a ser considerada a mulher mais bem paga dos Estados Unidos, onde fez até uma apresentação para o presidente Franklin Roosevelt na Casa Branca. A atriz e cantora usava roupas típicas da Bahia, que a transformaram em um ícone da mulher latina. Carmen ficou conhecida como a Brazilian Bombshell, que pode ser traduzido, livremente, como a “bomba brasileira”.

Sérgio Mendes

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Sérgio Mendes entrou no mundo do jazz nos anos 50. Com um ano de atuação, já estava viajando pelos Estados Unidos e pela Europa, se apresentando no famoso Carnegie Hall em Nova York, em um festival de Bossa Nova. Sérgio é conhecido como um dos artistas brasileiros de maior sucesso no exterior e já fez duas apresentações na Casa Branca, para os presidentes Lyndon B. Johnson e Richard Nixon, além de já ter ganhado um Grammy — maior prêmio da indústria fonográfica americana.

Sônia Braga

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Sônia Braga tem em seu currículo O Beijo da Mulher Aranha (1985), que chegou a ser indicado a quatro Oscars, Luar sobre Parador (1988) e The Rookie (1990), com Clint Eastwood, além participar de séries como Sex and the City. Ano passado, voltou aos holofotes com o filme Aquarius. Em 2017, a atriz ainda poderá ser vista no filme Extraordinário, com Julia Roberts e Owen Wilson.

Alice Braga

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Alice Braga é sobrinha de Sônia Braga e acabou seguindo os passos internacionais da tia. A atriz já participou de grandes filmes americanos, como Eu Sou a Lenda (2007), com Will Smith, Predadores (2010) e Elysium (2013). Recentemente, Alice atuou no longa A Cabana, adaptação do livro de mesmo nome que vendeu mais de 10 milhões de cópias só nos Estados Unidos, além de ser protagonista da série Queen of The South, produzido pela emissora americana USA Network.

Rodrigo Santoro

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Rodrigo Santoro também teu o seu currículo em Hollywood. Em 2003, o ator fez uma pequena participação em As Panteras Detonando e, no mesmo ano, teve um papel um pouco maior em Simplesmente Amor. O imperador Xerxes nos dois filmes de 300 foi um personagem marcante em sua carreira, abrindo portas para produções maiores, como o papel de Jesus na regravação de Ben-Hur, lançada no ano passado.

Wagner Moura

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Wagner Moura participou de produções internacionais como Elysium, mas o seu grande estouro veio com a série original da Netflix Narcos, em que interpreta o lendário chefe do tráfico de drogas colombiano Pablo Escobar.

Morena Baccarin

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Morena já possui um grande currículo nos Estados Unidos, apesar de não ser muito famosa no Brasil. A atriz começou atuando no filme americano Perfume (2001), mas ganhou maior reconhecimento a partir de 2002 com a série de ficção científica Firefly. Posteriormente, a carioca participou de séries como The O.C., Homeland, The Mentalist, Flash, Homeland e Gotham. A atriz ainda foi o par romântico do protagonista no filme Deadpool (2016) e estará na continuação da produção, que tem previsão de estreia para o ano que vem.

Cansei de Ser Sexy

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

A banda Cansei de Ser Sexy, ou CSS, para facilitar a leitura em outros idiomas, foi formada em 2003. Com rápido reconhecimento pelo mundo, eles tiveram suas músicas incluídas em jogos como The Sims 2, FIFA 09 e até na trilha sonora do programa de TV The Simple Life, de Paris Hilton. A banda passou a participar de festivais em diversos países e sua música Music Is My Hot Hot Sex fez parte de uma campanha da Apple, chegando ao 36° lugar da parada Hot 100 da Billboard.

Max Cavalera

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Max Cavalera começou a fazer sucesso junto com o seu irmão, Iggor Cavalera, na banda de heavy metal Sepultura. Em 1998, fundou a banda Soufly no Arizona. Max já trabalhou com grandes nomes da música, como Tom Araya (da banda Slayer) e Jello Biafra (ex-vocalista do Dead Kennedys).

Viper

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

A banda Viper conseguiu grande reconhecimento fora do Brasil no mercado heavy metal. Além de ser responsável por lançar o cantor André Matos, a banda obteve um sucesso surpreendente no Japão, onde vendeu o mesmo que bandas como Nirvana e Van Halen. A Viper ainda gravou um álbum ao vivo durante a sua turnê no país oriental, chamado de Maniacs in Japan em 1992.

Author: Júlia Molinari

Compartilhe este post